Instituto Justiça Ambiental oferece palestra sobre ações da Sea Shepherd Brasil


Márcio
marcio@musicatri.com.br

A palestra “SEA SHEPHERD BRASIL EM DEFESA JUDICIAL DOS TUBARÕES: UMA LUTA PELA VIDA” será seguida de capacitação e apresentação do filme Sharkwater, do biólogo, mergulhador e cineasta australiano Rob Stewart, vencedor de mais de 21 prêmios de melhor documentário, com debate ao final.

A Sea Shepherd Brasil – braço brasileiro da Sea Shepherd Conservation Society, lançou dia 1º de abril de 2009 campanha nacional em defesa dos tubarões, com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a enorme ameaça de extinção que esses animais se encontram, em âmbito mundial, tendo em vista que todos os países costeiros do planeta praticam o finning. Anualmente mais de 100 milhões de tubarões são abatidos, o que já causou o extermínio de 90% da totalidade da população mundial.

O finning consiste na extração das barbatanas e caldas dos tubarões, ainda vivos, para a produção de sopa de barbatanas e pílulas de cartilagem, visando abastecer o milionário mercado asiático. A atividade tinha até então como principais “Capitais” na América Latina Galápagos, no Equador e Costa Rica. Recentemente foi identificada importante ramificação no Brasil, que liga Rio Grande – extremo sul – ao Pará. A palestra, capacitação e vídeo-debate integram as atividades da campanha.

O Instituto Justiça Ambiental – IJA dá suporte jurídico para ONGs que atuam em defesa do meio ambiente, e neste caso apóia judicialmente a Sea Shepherd e o Instituto Litoral Sul. As três ONGs formaram uma aliança para atuação no caso e no dia 7 de maio ingressaram com uma ação civil pública na Justiça Federal de Rio Grande, RS, buscando indenização em valor superior a R$ 62 milhões. A empresa ré foi autuada pelo Ibama, à luz do dia, com 3,3 toneladas de barbatanas em seu entreposto, cerca de 36 mil espécimes abatidas ilegalmente.

Ao final da palestra e capacitação – que será ministrada pelo Diretor Executivo do IJA, Cristiano Pacheco – será apresentado o documentário Sharkwater, do biólogo e mergulhador australiano Rob Stewart. O documentário tem como objetivo mostrar a importância dos tubarões para a manutenção da vida nos oceanos e também desmistificar a imagem de “assassino” atribuída equivocadamente a estes animais. Stewart traça um paralelo científico causal entre a quase extinção destas espécies e seus efeitos nos ecossistemas marinhos e no aquecimento global.

O filme também tem formato investigativo. O próprio mergulhador e cineasta entra com uma câmara escondida dentro de um dos maiores entrepostos de pesca de tubarões da América Latina, desbaratando um esquema ilegal milionário e mundial que já é mais lucrativo que o tráfico de drogas. O tocante filme já ganhou mais de 21 prêmios internacionais de melhor documentário.

A palestra e capacitação terão foco na ação civil pública movida pelas três ONGs em defesa dos tubarões.

Palestrante: Cristiano Pacheco – Advogado, Diretor Executivo do Instituto Justiça Ambiental – IJA, Líder-parceiro AVINA, Diretor Jurídico Voluntário do Instituto Sea Shepherd Brasil, Pós-Graduado em Direito Ambiental pela UFPEL, Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/RS, autor de teses e publicações de artigos em diversos congressos nacionais e internacionais, colaborador da obra Direito Ambiental em Evolução 5, de Vladimir Passos de Freitas, monitor do curso de capacitação em meio ambiente para Municípios do RS pela FAMURS (Federação das Associações de Municípios do RS), promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, Banco Mundial e Petrobrás.

Local: Centro de Estudos do Mar Onda Azul

Rua Gerardo, 63, sala 1306, Centro, Praça Mauá. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Data: 27 de agosto de 2009, quinta-feira.

Horário: 17h
Investimento: R$ 60,00
Inscrições: http://www.seashop.org.br/produto.php?cod_produto=583553

Cristiano Pacheco
Diretor Executivo
Instituto Justiça Ambiental
www.ija.org.br  
Rua Mostardeiro, nº 5 – sala 1010
90.430-001 – Porto Alegre, RS, Brasil
51 3907 9010 / 9829 9010


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

RESPEITO E AFETO

PUNIÇÃO

MAUS-TRATOS

SEGUNDA CHANCE

CENSURA

DESPERTAR

PROTEÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>