EnglishEspañolPortuguês

Campanha incentiva guarda responsável de cães e gatos

19 de agosto de 2009
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas
Foto: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

A guarda responsável de cães e gatos será o destaque da Campanha Anual de Vacinação Antirrábica, promovida pela Vigilância Ambiental em Saúde de Poços de Caldas (MG), por meio do Centro de Controle de Zoonoses. O material informativo com dicas para os donos de animais já está sendo distribuído e será lançado oficialmente no Dia do Cão, que acontece no dia 30 de agosto, no Parque Municipal Antonio Molinari, das 8h30 às 13h. 

“Não basta somente ter um animalzinho. As pessoas têm que saber dos cuidados que ele necessita”, destaca a agente de endemias da Vigilância Ambiental em Saúde, Aretha Gonçalves. “A campanha sobre guarda responsável será realizada também nas escolas das redes municipal, estadual e particular, provavelmente a partir do dia oito de setembro, em parceria com a Guarda Verde, que vai abordar os cuidados com o meio ambiente”, explica.

Será realizado também um concurso entre os alunos de seis a 11 anos, para a escolha dos nomes dos mascotes – um cachorro e uma gatinha – da Vigilância Ambiental em Saúde. A premiação acontecerá em novembro. “Nas escolas, vamos falar sobre os cuidados com animais, incluindo a castração, por meio de vídeos e da presença de mascotes fantasiados”, informa Aretha.

A guarda responsável reúne medidas simples, mas fundamentais para a qualidade de vida do animal, do dono e também do ambiente. Antes de ter um animal de estimação, é necessário observar alguns pontos como espaço, tempo disponível para ele e recursos. Cães e gatos sentem fome, frio, dor e medo e precisam de atenção e carinho do mesmo jeito que os humanos. Além disso, os animais também precisam de água e comida, abrigo do frio e da chuva, espaço para brincar, vacinas, visitas ao médico veterinário, atenção e carinho, banho, escovação e passeios para se exercitar.

Antes de levar um animal para casa, pense:
– O animal não é brinquedo para crianças, ele é uma vida.
– Você pode custear alimentação, vacinas, vermífugos, cuidados veterinários e outros procedimentos quando for preciso?
– Sua casa ou apartamento tem espaço suficiente para este animal?
– Você está disposto a cuidar do animal durante toda a vida dele? (cães e gatos vivem de dez a 20 anos, em média)
– Você tem alguém que possa cuidar do seu animal quando você quiser sair de férias ou precisar sair em alguma emergência?
– Sua casa tem cercado que impede o animal de ir para a rua?

Castração
Castração é uma cirurgia efetuada pelo médico veterinário e realizada sob anestesia geral (o animal não sente dor) que impede a procriação de cães e gatos. Os animais podem ser castrados a partir dos três meses de idade. Ter cria não aumenta a saúde do animal e a castração elimina o risco de câncer de útero.

Os machos castrados, muitas vezes, perdem o costume de urinar em todo canto. Já as fêmeas castradas não entram mais no cio. O uso de anticoncepcional em animais pode trazer problemas graves (tumor de mama, infecção uterina, etc.). O proprietário responsável castra seus animais e assim evita que eles tenham filhotes, ajudando a diminuir a superpopulação de cães. Além disso, evita vários problemas como ataques a pessoas e outros animais, atropelamento e acidentes de trânsito e transmissão de doenças.

Fonte: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Você viu?

Ir para o topo