EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura começa campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos

18 de agosto de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Começa esta semana, em São Gabriel do Oeste, a campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva. Em todo o Estado a ação vai até o dia 17 de novembro, com o principal objetivo de manter em “zero” o número de casos de raiva humana. A meta é vacinar pelo menos 80% da população canina e felina que, em Mato Grosso do Sul, chega a mais de 95 mil animais.

Somente para esta semana, já estão previstas duas atividades de vacinação em massa na cidade. Na próxima quinta-feira (20), a equipe da Vigilância Sanitária fará a vacinação da população canina e felina do Distrito da Ponte Vermelha. A campanha será das 7 horas às 11 horas.

No próximo sábado (22), será realizada a vacinação dos cachorros e gatos do bairro Jardim Gramado e Fênix. Os tutores de animais com mais de 30 dias de vida devem procurar um dos postos de vacinação entre às 7 horas e às 17 horas. Os postos serão montados na unidade de saúde do Fênix e nas escolas Nilma Glória Gerace Gazineu e Creuza Della Coleta.

De acordo com a Vigilância Sanitária, somente naquela região deverão ser vacinados mais de mil animais. “O Gramado é onde há a maior população de cachorros e gatos”, aponta o veterinário da Vigilância Sanitária, Cleonoir Faé. O calendário de vacinação para o restante da cidade deverá ser divulgado até o início da próxima semana.

Raiva

A Encefalite Viral Aguda, mais conhecida como “Raiva” é transmitida por mamíferos, que apresenta dois ciclos principais de transmissão: urbano e silvestre. O vírus rábico pertence ao gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae.

O vírus penetra no organismo, atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. A partir daí, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado pela saliva das pessoas ou dos animais enfermos. Qualquer mamífero pode adquirir a doença.

Fonte: iDEST

Você viu?

Ir para o topo