EnglishEspañolPortuguês

Os gatos também precisam de cuidados especiais

18 de agosto de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Não é porque os gatos são animais mais independentes que não precisam de alguns cuidados especiais. Quem possui gatos, deve e muito, ficar atento a higiene do animal, para evitar problemas futuros.

Hoje em dia, existem vários artefatos com a finalidade de ajudar na higienização. São escovas para pentear a pelagem, pentes, corta-unhas, etc.

A pelagem do gato deve receber uma atenção especial. Quando ela está em perfeitas condições, sua pelagem é lisa e brilhante. Se ela estiver rala e apresentar algum sinal de deterioração, leve-o ao veterinário, pois este seria sintoma de alguma doença.

Como o gato se limpa a toda hora, é recomendado que ele seja escovado de acordo com o tamanho de sua pelagem. O animal que possui o pelo mais comprido, deve ser escovado diariamente, já os que possuem a pelagem mais curta, apenas duas vezes por semana é o suficiente.

A escovação é importante pois ajuda na retirada dos pelos mortos, que podem ser ingeridos pelo animal e contribuir com a formação de bolas de pelos no estômago, provocando vômitos. Além disso, é a partir dela que são encontrados parasitas, como pulgas, carrapatos e piolhos.

Os olhos do animal também merecem alguns cuidados. Em alguns gatos, principalmente aqueles que possuem a face achatada, como o Persa, o canal lacrimal dos olhos pode entupir, portanto, é necessário que haja uma limpeza com algodão sempre que o animal apresentar um acúmulo de secreção lacrimal no focinho.

Para evitar otites ou qualquer tipo de alteração em relação a audição do animal, os ouvidos devem estar sempre limpos. Vale lembrar que é importante limpar apenas na região visível, deixando a parte mais profunda por conta do médico veterinário.

Se você não quiser ter os sofás, almofadas ou a mobília de sua casa arranhados, é preciso cortar a unha do gato pelo menos uma vez por mês. Se tiver alguma dúvida, peça ao veterinário para explicar como se faz, para não causar nenhum dano ao animal.

Fora esses cuidados que devem ser tomados, é recomendado ficar sempre atento ao comportamento do animal. Alguns sintomas gerais de que o gato está doente são perda de apetite, abdômen distendido ou aumentado, áreas com ausência ou queda de pelo e vômito frequente.

Caso seu animal apresente algum desses sintomas, é necessário encaminhá-lo ao veterinário para que seja iniciado o tratamento adequado.

Fonte: RIBEIRÃOPRETOONLINE

Você viu?

Ir para o topo