EnglishEspañolPortuguês

Vacinação em cães e gatos na reta final

17 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

“Raiva. Quem não tem cão, vacina gato”. Esse é o lema da campanha anti-rábica que acontece em Janaúba. A vacinação se encontra na reta final. O prazo findará na quinta-feira, 20. A expectativa é de que 8 mil cachorros e gatos sejam imunizados contra a raiva.

Os técnicos da Vigilância Ambiental estiveram nas comunidades rurais e nos bairros de Janaúba vacinando esses animais. Na zona rural foram imunizados 2.414 cães e 201 gatos. E na cidade, a última parcial do dia 7 apontava a vacinação de 2.683 cachorros e 412 gatos.

Quem ainda não vacinou o gato ou cachorro pode procurar a sede da Vigilância Ambiental, situada na avenida dos Inconfidentes, nº 245, bairro São Gonçalo, no período de 7h30 às 16h, até esta semana.

A raiva é uma zoonose fatal para o homem e muitos animais. No Brasil, infelizmente, ainda existem muitos casos de raiva, e o morcego hematófago é o principal responsável pela disseminação do vírus. Na maior parte das vezes, o cão é contaminado pelo contato com outros cães ou gatos raivosos. A doença transmite-se, principalmente, por meio da saliva quando ocorre uma mordida. Após um período de incubação variável (de 15 a 60 dias) o animal apresenta os primeiros sintomas da doença, que evolui rapidamente até provocar a morte.

Fonte: O NORTE.net

Você viu?

Ir para o topo