EnglishEspañolPortuguês

Pinguins encontrados em Vila Velha vão para o Norte do Estado

17 de agosto de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Dois pinguins encontrados na semana passada no litoral do Espírito Santo serão levados pelo Ibama nesta segunda-feira (17) para Regência, no Norte do Estado. Em uma base do Projeto Tamar, localizada na Reserva Biológica de Comboios, os animais devem passar por um período de reabilitação.

De acordo com o analista do Ibama, Vinícius Seixas Queiroz, os pinguins, que até agora estavam sob os cuidados de uma estudante de biologia em Itaparica, Vila Velha, devem permanecer de dois a três meses na reserva.

O local no entanto, não é o ideal. De acordo com o presidente do Instituto Orca – ong que cuidou de muitos pinguins que chegaram ao litoral no ano passado – Lupércio Barbosa, os animais devem passar por cuidados em etapas.

“Regência não é o ideal. Eles deveriam ser anilhados, totalmente recuperados e depois encaminhados de avião para o Rio Grande do Sul, que é mais próximo do local de origem deles”, afirma. “A parte mais difícil já foi feita, os primeiros cuidados, com alimentação e sonda, o que foi feito pela nossa bióloga, que cuida desde o ano passado dos pinguins. É importante entender esse processo para que os pinguins tenham mais chances de sobreviver”, analisa.

O servidor do Ibama concorda. “Não é o ideal. Não temos uma estrutura voltada ao recebimento de pinguins”. Ele conta ainda que os animais podem ser levados para o Rio Grande do Sul ou soltos em alto-mar no Espírito Santo, dependendo do estudo que deve ser feito sobre as correntes marinhas.

Neste ano, a chegada de seis pinguins ao litoral do estado foi registrada, além dos que foram avistados por pescadores. Em 2008, foram 400. O Instituto Orca, que abrigava os animais, afirma que não tem mais condições de repetir o trabalho, devido à falta de condições físicas e financeiras. Mesmo assim, muitas pessoas entram em contato com a entidade.

A orientação é para que quem encontrar pinguins em estado debilitado entre em contato com o Ibama ou a Polícia Militar Ambiental. Informações sobre cuidados com os animais serão passadas e o Ibama deve providenciar o transporte das aves, que seguirão, assim como estes dois, para Regência.

Fonte:  gazeta online

Você viu?

Ir para o topo