EnglishEspañolPortuguês

Panda gigante da China em risco de extinção em duas gerações

17 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Baixaki
Foto: Baixaki

O panda gigante da China pode ser extinto em duas ou três gerações em consequência do rápido crescimento econômico em seu habitat, informa a imprensa oficial, que cita o World Wildlife Fund (WWF). O grande problema é que o habitat dos pandas está sendo dividido em pequenos territórios, o que impede os animais de vagar livremente em busca de um par e isto afeta seu acervo genético, destaca o jornal Global Times.

“Se o panda não conseguir se acasalar com outros de outros habitats, pode enfrentar a extinção em duas ou três gerações”, declarou Fan Zhiyong, diretor em Pequim do programa de espécies da associação dedicada à conservação da natureza.

O risco de endogamia cresce, o que ameaça reduzir a resistência do panda às doenças e sua capacidade de reprodução.

As estradas impõem uma considerável restrição à liberdade de movimento dos pandas. “Pode ser que tenhamos que deixar de lado a construção de algumas infraestruturas. Não conheço outra solução para este problema”, afirmou Zhiyong.

Há 1.590 pandas em liberdade na China, a maioria nas províncias de Sichuan (sudoeste), Shaanxi (norte) e Gansu (noroeste).

Fonte:  AFP

Você viu?

Ir para o topo