EnglishEspañolPortuguês

Raio mata 21 vacas no RS

17 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Uma descarga elétrica matou 21 vacas em uma propriedade localizada no interior do município de Lagoa dos Três Cantos, no norte do Rio Grande do Sul. As vacas da raça holandesa estavam em um piquete confinadas com outros 149 animais.

De acordo com o proprietário, Paulo Mariani, 49 anos, uma tempestade teria atingido a região por volta das 23h de ontem. Foi neste momento, acredita o produtor, que um raio atingiu o local onde estavam as vacas.

Vacas estavam próximas a uma cerca Foto:Divulgação, Granja Santa Clara
Vacas estavam próximas a uma cerca Foto:Divulgação, Granja Santa Clara

Os animais estavam próximos a uma cerca elétrica quando foram os atingidos. Segundo o professor de Medicina de Grandes Ruminantes da Faculdade de Veterinária da Ufrgs, João Batista Souza Borges, é normal alguns animais morrerem por descargas elétricas, mas o número de animais mortos chama a atenção:

– O fato é bastante comum, mas a quantidade de animais mortos foi muito grande. O máximo que eu já tinha ouvido falar é de cinco animais mortos por uma mesma descarga elétrica.

Segundo João Batista, o raio pode ter atingido um ponto próximo às vacas ou a cerca:

– Se o raio atingiu a cerca, ele pode ter caído longe de onde estavam as vacas e a descarga atingiu os animais que estavam perto da cerca, ainda mais se o piso estivesse molhado.

Fonte: Zero Hora

Nota da Redação:  Não bastasse o sofrimento a que são submetidas, elas sequer estavam adequadamente abrigadas contra intempéries.

Você viu?

Ir para o topo