EnglishEspañolPortuguês

Carta aberta aos políticos e à proteção animal

17 de agosto de 2009
5 min. de leitura
A-
A+

Leila Vizzotto
[email protected]

CARTA ABERTA A POLÍTICOS, ONGs DE PROTEÇÃO ANIMAL, DEFENSORES, PROTETORES E SIMPATIZANTES DA CAUSA ANIMAL:

BREVE HISTÓRICO

a) JUNHO/2005- Reunião realizada na Secretaria da Saúde, então Secretário Pedro Guzz, representado pela Sra. Denise Aerts.

Objetivo: tratar de políticas públicas para tratar do BEM ESTAR ANIMAL, e estabelecer parcerias com ONGs.

Resultado:  solicito aos integrantes da reunião, na ocasião, os resultados obtidos, pois em minhas pesquisas não localizei nada de concreto.

b) DEZEMBRO/2006- Reunião realizada no Gabinete da SMAM – com o então Secretário Beto Moesch e o atual Vice- Prefeito, Sr. José Fortunati.

Objetivo: estipular verbas públicas a serem distribuídas entre ONGs para castração por zoneamento.

Resultado: solicito aos integrantes da reunião, na ocasião, os resultados obtidos, pois em minhas pesquisas não localizei nada de concreto.

c) ANO DE 2000 ATÉ 2008 –FÓRUM BEM ESTAR ANIMAL

Objetivo: Discutir questões relacionadas ao BEM ESTAR ANIMAL, buscando soluções.

Resultado: De posse de todas as atas existentes destas reuniões, durante todo este período, não vou perder tempo comentando os resultados atingidos, todos quase nulos.

d) ANO DE 2008- Sr. Beto Moesch- Secretário da SMAN

Objetivo: Distribuiu verba de R$ 3.000,00 a ONG SEMPRE AMIGOS, que na ocasião não trabalhava com animais, para efetuarem castrações.

Resultado: entrei, junto com demais parceiros junto ao Ministério Público solicitando esclarecimentos. Uma vez que a ONG era destinada, na ocasião, a ajuda de humanos e não de animais. Ficamos sabendo que a verba total a ser distribuída seria de R$ 40.000,00. Estamos aguardando até hoje, o retorno da ação.

d) ANO DE 2008- votado o projeto pelo FIM DAS CARROÇAS, num prazo de oito anos.

Resultado: vocês realmente acreditam nisso?

OBSERVAÇÃO: todos os dias, em nossa cidade, cavalos são mau-tratados, padecendo em vias públicas de atropelamento, fome, doenças, excesso de trabalho. A quem vocês podem recorrer  quanto assistem a estas cenas?

e)     ANO DE 2009 – criada a Coordenadoria do Bem Estar Animal, ficando sob a responsabilidade do Gabinete do Vice Prefeito Fortunati, sendo sua suplente a Sra. Maria Luiza Nunes.

A Coordenadoria de Políticas Públicas para Animais Domésticos é formada por representantes de doze Secretarias e órgãos municipais, com coordenação do gabinete do vice-prefeito:

Gabinete do vice-prefeito – titular: José Fortunati; suplente: Maria Luiza Dias Nunes.
EPTC – titular: Marcelo Soletti de Oliveira; suplente: José Roque Kunrath (encarregado das questões relacionadas a cavalos e VTAS em POA). Funciona? Parece que não….

DMLU – titular: Jairo Armando dos Santos; suplente: Andre Luiz Teixeira Machado.
Saúde – titular: Rejane Dias Veloso (Coordenadora do CCZ.) Algo de bom em relação a animais pode vir deste orgão?; suplente: Marcelo Vallandro.(Ex Coordenador do CCZ). Sem comentários….

Direitos Humanos – titular: Débora Quaresma; suplente: Vanderlei Nascimento Silva.
Fazenda – titular: Rogério Portanova Leal; suplente: Dalva Teixeira Davila.
Fasc – titular: Miguel Barreto; suplente: Fernanda Bortolas.
Smic – titular: Rosana Breyer Caldas; suplente: Jane Maria Nunes de Freitas
Demhab – titular: Ivanir Domingas Saugo Santoro; suplente: Luciane Maria Taball.
Smam – titular: Simone Barcelos Gutkoski;(Veterinária responsável pela perseguição e expulsão dos gatos da Redenção). Alguém que não se importa se animais passam fome vai trazer algum benefício para os bichos de nossa cidade? Segundo comentários de seus próprios colegas,esta veterinária tem preferência por manejo de silvestres, com ênfase em bugios.  suplente: André Tavares Camargo.
Smed – titular: Juliana Ferreira Scherer; suplente: Jaqueline Machado Boff.
PGM – titular: Cândida Silveira Saibert; suplente: Cristiane da Costa Nery.

Dúvidas: onde fica a Coordenadoria? Qual telefone? E-mail? Para que serve? O que já fez até agora? Quais seus objetivos?

OBSERVAÇÃO: de acordo com minhas pesquisas, onde nada encontrei, suponho que a servidora Maria Luiza Nunes ainda não está recebendo, uma vez que ainda não deve estar  trabalhando de fato.

Enquanto isso cães são MORTOS de forma violenta, cavalos são MORTOS a pauladas, gatos que habitam o Parque Farroupilha são MORTOS em grande número e nada acontece.

Afinal que veio a Coordenadoria? Veio para distribuir CCs  que ajudariam em uma futura campanha política?

Mas pelo menos vocês já sabem quem faz parte, e podem recorrer a qualquer um deles para esclarecimentos e pedidos de ajuda.

E, para vocês refletirem: o “HOMEM DO GATO”, que se apresenta na Redenção, aos domingos, e faz shows em eventos, onde simula o espancamento de um gato, é tido como um “ARTISTA POPULAR”.

Cita o Vice Prefeito Fortunati como seu amigo fiel e desrespeita a proibição de apresentar-se em público.

Além disso, comercializa “apitos” que imitam o miado de um gato, sem a devida licença da SMIC.

A famigerada Feira de Filhotes do DC Navegantes continua a acontecer, comercializando animais doentes e submetendo as pessoas que por impulso e ingenuidade compram animais, a contratos leoninos, que não oferecem nenhum respaldo jurídico em caso de morte ou doença dos bichos.

Como citou uma veterinária: “a Feira de Filhotes do DC Navegantes é conhecida como a “Feira da Parvovirose” e nada acontece.

EPITÁFIO

É claro que não temos verbas públicas para ajudar animais, afinal de contas, falando só daqui do Sul, como ficariam:

-Escândalo dos Selos – CPI dos Correios.
-Escândalo do Detran
-Escândalo do Pró-Jovem

Escândalo das Ambulâncias

É claro que assim, nunca haverá verbas para ajudar aqueles que não falam, não protestam, não pedem, não julgam, e NÃO VOTAM.

Mas para que preocupar-se, só porque ONGs  e protetores endividam-se diariamente com empréstimos junto a bancos, financeiras, clínicas veterinárias, no intuito de salvar alguns animais?

FINALIZANDO:

Matéria publicada no Jornal Zero Hora de 02/agosto/2009 (domingo) – não menciona jornalista responsável, mas título é ANIMAIS EM PERIGO.

Vejam o tópico COMO AGIR AO ENCONTRAR ANIMAIS MORTOS OU EM RISCO.

Me dei ao trabalho de ligar, hoje 16/08- domingo, iniciando as 17h50 para todos os órgãos indicados, exceto ANIMAIS SILVESTRES.

UM CONSELHO AOS ANIMAIS MORTOS OU EM PERIGO:

Só vivenciem esta situação de segunda a sexta, de preferência dentro do horário comercial.

DESFECHO

Não tenho nenhuma tendência política, preferências, só não tolero hipocrisias no que diz respeito aos animais.

Sou pessoa física, moradora desta cidade, cansada de tanto descaso.

Você viu?

Ir para o topo