EnglishEspañolPortuguês

Baleias e golfinhos dão espetáculo em Balneário Camboriú

17 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Uma baleia franca e seu filhote chamaram a atenção de moradores da Avenida Atlântica e frenquentadores da Praia Central nesta segunda-feira, em Balneário Camboriú (SC). Os mamíferos surgiram perto da Ilha das Cabras e passaram o dia bem perto da praia, rodeados pelas pequenas embarcações de curiosos. Mas as baleias não chegaram sozinhas, eram seguidas por um grupo de pelo menos seis golfinhos, que tornaram o espetáculo ainda mais bonito no balneário.

Animais apareceram perto da Ilha das Cabras - Gilmar de Souza /
Animais apareceram perto da Ilha das Cabras - Gilmar de Souza /

Segundo o professor André Barreto, do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar da Univali (CTTMar), que foi um dos observadores dos animais esta manhã, o filhote deve ter entre um e dois meses de vida, com cinco metros de comprimento e um peso que chega a uma tonelada nesta fase.

A fêmea adulta procura as águas calmas para amamentar o filhote. Segundo Barreto, a incidência da baleia Franca já é maior do que no ano passado no Litoral Centro-Norte, resultado do aumento da população da espécie. São cerca de 10 mil exemplares no hemisfério Sul.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

Você viu?

Ir para o topo