EnglishEspañolPortuguês

Feira quer doar 64 animais de estimação

13 de agosto de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Será realizada neste final de semana, de amanhã (14) até domingo (17), mais uma feira de doação de animais promovida pela ONG “Salve se Puder”. Para esta edição, estarão à espera de um lar 28 gatos e 36 cães, totalizando 64 animais. A feira de doação será no auto-posto Lotus, na avenida Dom Aguirre, próximo do Corpo de Bombeiros, no Jardim Santa Rosália, em Sorocaba (SP) das 9h às 17h na sexta-feira e no sábado, e das 9h às 14h, no domingo.

A entidade não possui abrigo e por ese motivo, todos os animais que estarão na feira vêm sendo tratados, provisoriamente, pelas pessoas que os encontraram. E é essa mentalidade que a presidente da ONG, a veterinária Cristina Tagliassachi Hübner, espera incentivar. Ela orienta as pessoas que encontram um animal nas ruas e querem ajudá-lo, a assumirem responsabilidade por ele, dando-lhe um lar provisório, tratando-o (vermifugação e vacinação), para depois cadastrá-lo nas feiras de doação, quando haverá possibilidade de encontrar um lar definitivo para ele. ”É preciso abrir a mente, pois existem muitos animais à espera de um lar como a nossa casa. Um animal sem raça definida, e mesmo adulto, será, sem dúvida, um companheiro tão bom quanto um filhotinho de raça”, diz Cristina.

A feira de doação será realizada neste final de semana em um auto-posto, em Sorocaba (Imagem: Reprodução/Jornal Cruzeiro do Sul)
A feira de doação será realizada neste final de semana em um auto-posto, em Sorocaba (Imagem: Reprodução/Jornal Cruzeiro do Sul)

Ela alerta, ainda, que o abandono de animais em terrenos, construções, e mesmo em portas de casas é crime, e quem for flagrado poderá ser preso. “Caso você não possa adotar um animal, cuide dele, castre, vacine, e procure um tutor responsável ou uma das feiras de adoção”, finaliza.

Todos os animais adotados na feira terão direito a uma consulta grátis com veterinários parceiros da entidade. Mas quem quiser levar um amigão, ou amigona de quatro patas para casa, deve ter no mínimo 18 anos, apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e assinar um “Termo de Responsabilidade”, onde constarão os dados do responsável, do animal e do adotante, além do Art. 32 da Lei de Crimes Ambientais nº 9605/98, que tipifica como crimes o abandono e os maus tratos, prevendo pena de 3 meses a um ano, além de multa. Na feira, os novos tutores dos bichinhos de estimação receberão orientações sobre guarda responsável e cuidados iniciais que os animais necessitam. Os interessados passam por uma breve entrevista antes de efetuar a adoção. São considerados espaço físico e composição familiar, entre outros fatores.

Como se cadastrar para feira

As pessoas que pretendem doar animais devem se cadastrar até uma semana antes da feira, através dos telefones 9765-8577, 9759-0417 e 9759-0418, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. Os doadores devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço no dia da feira.

Mas para participar das feiras os animais devem estar vermifugados, e vale frisar que os que não conseguem um lar voltam para a pessoa responsável e aguardam a próxima feira de doação.

Os animais de grande porte deverão ser acompanhados dos seus cuidadores e com guia, pelo fato da ONG não possuir cercados que os comportem.

Os cadastros dos animais para doação da feira do mês de setembro podem ser feitos até 4 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas através dos mesmos telefones.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Você viu?

Ir para o topo