EnglishEspañolPortuguês

Veja procedimentos adequados para manter a boa saúde dos amigos peludos

12 de agosto de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

O que muitos pensam que é algo simples e que pode ser feito de qualquer forma pode gerar um problema sério ao animal de estimação. Cuidados com o banho, tais como o tipo de produto, a manipulação, quantidade e tempo; e com a tosa, como a frequência e tamanho dos pelos, são procedimentos fundamentais para garantir a saúde do animal.

De acordo com a médica veterinária, Dra. Lucilândia Bezerra, a estética em sua clínica, Arca dos Bichos, é tratada com extrema responsabilidade. A veterinária, que já fez vários cursos na área, explica o quanto é importante a orientação de um veterinário para direcionar esses cuidados e mandar o animal para casa sem riscos para a saúde de sua pele.

Banho e tosa devem seguir um cronograma ideal, com procedimentos adequados (Foto: Reprodução/Jornal O Girassol)
Banho e tosa devem seguir um cronograma ideal, com procedimentos adequados (Foto: Reprodução/Jornal O Girassol)

Segundo a Dra. Lucilândia, esses cuidados não são apenas estéticos. Ela explica que no banho, se os procedimentos não forem feitos corretamente, pode gerar dermatoses na pele no animal. “O fato da transpiração do cachorro ou do gato não ser cutânea, ou seja, pela pele, exige certos cuidados com a freqüência do banho, com o tipo de produto que se usa e com a manipulação do mesmo”, alerta.

Outro cuidado essencial é com relação à tosa. “O pelo do animal não pode ser muito grande, devido às altas temperaturas que temos aqui, nem tão curto para que sua pele não fique desprotegida. Além disso, a tosa é mais higiênica e deixa o animal mais confortável”, explica Lucilândia.

Em sua clínica, Arca dos Bichos, a veterinária – especialista em clínica médica cirúrgica e mestre em ciências do ambiente, – acompanha de perto cada procedimento realizado nos clientes que recebe. A clínica, que acaba de mudar de endereço, oferece um ambiente mais agradável para que os animais se sintam confortáveis.

No local, os bichinhos (a critério de seus tutores, claro!), contam com clínica medica, atendimento laboratorial, hotel, farmácia e procedimentos estéticos, como tosa, cauterização e banhos preventivos, onde são usados shampoos especiais com repelentes para insetos. Tudo com muita qualidade e sem oferecer riscos à saúde da pele dos bichinhos. “Ao chegar a nossa clínica, o cliente recebe um cardápio com a lista de serviços que oferecemos. Assim, pode escolher melhor os procedimentos a serem realizados em seu mascote”, explica.

Uma novidade que a clínica também oferece são os filhotes para adoção. “Tiramos os animais das ruas (cachorros ou gatos), cuidamos deles, realizamos os exames e vacinas necessários e, após a quarentena na clínica, oferecemos para adoção. E Palmas tem nos surpreendido pela grande quantidade de adoção”, relata Lucilândia, que acrescenta: “a pessoa que adota um animal, o faz por amor”, conclui.

Fonte: Jornal O Girassol

Você viu?

Ir para o topo