EnglishEspañolPortuguês

Três pessoas são presas por praticarem rinha de galo em fazenda (MG)

12 de agosto de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Três pessoas foram presas e diversas espingardas apreendidas por patrulheiros ambientais da 11ª Cia MAT – Companhia de meio ambiente e trânsito rodoviário, na manhã de domingo (9). Elas são acusadas de manter rinhas de galo na fazenda São Pedro, em Coração de Jesus, em MG.

Segundo a PM, informações davam conta de que, parte da fazenda São Pedro, localizada na estrada que liga Coração de Jesus a Ibiaí, estaria sendo usada como rinha de galos, que era frequentada por diversos apostadores e tutores de animais.

Foram apreendidos diversos galos e material usado na rinha improvisada (Foto: PM)
Foram apreendidos diversos galos e material usado na rinha improvisada (Foto: PM)

Patrulheiros ambientais realizaram um levantamento no local no intuito de verificar a veracidade dos fatos.  Com todos os dados em mãos, foi desencadeada uma operação, que contou com o apoio de militares do pelotão de Coração de Jesus. A equipe de patrulhamento ambiental, composta pelo sargento Fábio e pelos soldados Gonçalves e Cardoso, realizou cerco no local. Nesse momento várias pessoas fugiram, deixando para trás animais e o material utilizado para o evento.

Na abordagem foram presos Rogério Santos Melo, 20 anos, e os lavradores Evandro Santos Melo, 21, e Mauro Alves Mota, 40, estes moradores da casa onde houve a fiscalização.

Ainda de acordo com a PM, no local os patrulheiros foram informados, através de denúncias anônimas, de que José Soares de Melo, 50, conhecido por Zé Coxinha, dono da residência, é um praticante de caça predatória. Militares realizaram buscas na residência, onde encontraram três espingardas cartucheiras; uma calibre 28 e outra 36, ambas com a numeração picotada, e uma calibre 22 sem marca e numeração; uma garrucha de dois canos calibre 36, sem numeração.

Ainda no local os patrulheiros encontraram dois periquitos, duas armadilhas tatuzeiras, uma rede de pesca, três cartuchos calibre 36 de plástico, intactos, três cartuchos calibre 28 de metal, um cartucho calibre 28 de plástico. Na rinha eram utilizados 36 galos, sendo que dois destes já estavam mortos em decorrência de ferimentos durante a competição. Os animais foram apreendidos e entregues ao Ibama, em Montes Claros.

No local foram apreendidos ainda: cinco tesouras cirúrgicas, dois frascos de soro, 28 esporas de plástico, um novelo de linha cirúrgica, três tubos de esparadrapo, uma seringa, uma lixa de unha, 300 etiquetas de alumínio para identificação, 44 biqueiras de borracha, dois frascos de terramicina e quatro protetores de espora.

Além dos envolvidos já citados, foram presos e conduzidos para a delegacia de polícia mais seis envolvidos na prática do crime: a comerciante Maria Aparecida Santos Melo, 39 anos; o motorista Geraldo Luiz Dias de Oliveira, 57; o madeireiro Vicente Francisco Nunes, 51; o aposentado Osvaldo Dias de Oliveira, 57; Valdinei Ferreira Ruas, 26; e Terezinha Valdeci dos Santos Mota, 35.

O lavrador José Soares, Zé Coxinha, não estava no local no momento da abordagem.

O material apreendido foi levado para a delegacia de polícia de Coração de Jesus. De acordo com a assessoria de comunicação da 11ª Cia. MAT, não foi lavrado auto de infração administrativo devido à suspensão de convênio com o Ibama.

Fonte: O Norte de Minas

Você viu?

Ir para o topo