EnglishEspañolPortuguês

Blue Mountains: lugar de conservação, não de cativeiro

12 de agosto de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Adriane R. de O. Grey   (da Redação – Austrália)
A região das Blue Mountains, a uma hora de trem de Sydney, Austrália, caracteriza-se por uma grande densidade de eucaliptos produtores de um óleo que, em contato com a poeira e o vapor d’água existentes na atmosfera, geram raios de luz  de cor predominantemente azul. Nomeada como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 2000, a área é um local em que a atitude de conservação prevalece largamente sobre a de exploração.

Coalas de Blue Mountains   Foto: Reise @lbum
Coalas de Blue Mountains Foto: Reise @lbum

Na contramão dessa postura, um shopping center local, o decadente Three Sisters Plaza, indignou os habitantes da região com sua proposta marqueteira. Para atrair novamente clientes ao seu empreendimento, o Fivex Property Group que construiu o shopping comprou dois coalas do estado de Victoria e planeja expô-los no subsolo do prédio.

Já  é ou deveria ser senso comum que nenhum sistema de cativeiro é capaz de assemelhar-se ao tipo de vida que os animais levam na natureza. Animais confinados frequentemente desenvolvem estresse intenso e comportamento auto-destrutivo, apresentando um desequilíbrio mental chamado zoochosis. No cativeiro, os animais nunca podem comportar-se naturalmente: eles não escolhem quando comer, quando dormir ou com quem querem viver. Ao contrário, são obrigados a entreter turistas e viver uma vida de privações e misérias apenas para atraiar multidões.

Os coalas dormem durante a maior parte do tempo  Foto: Reprodução tripadvisor
Os coalas dormem durante a maior parte do tempo Foto: Reprodução tripadvisor

Os coalas são criaturas noturnas, que passam a maioria do dia dormindo. Expostos num shopping center, se o projeto da Fivex Property Group se efetivar, os naturalmente tímidos coalas serão forçados a passar a melhor parte de seus dias acordados, sentados num falso tronco de árvore para que suas fotos sejam tiradas por turistas provavelmente desinformados sobre o infortúnio que testemunham.

Se você ama os animais, por favor, não apoie o cativeiro. Mande um e-mail via site do PETA Asia Pacific (http://action.petaasiapacific.com/ea-campaign/clientcampaign.do?ea.client.id=110&ea.campaign.id=3801) para o gerente do Fivex, Lesli Berger, requerindo que ele desista imediatamente de seu projeto de exibição dos coalas.

Você viu?

Ir para o topo