EnglishEspañolPortuguês

20 quelônios apreendidos do tráfico são devolvidos ao rio Xingu

12 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Na manhã da última terça-feira (11), foram devolvidos 20 quelônios das espécies tracajá e tartaruga da Amazônia, ao Rio Xingu, na região de Altamira, sudoeste do Pará. Os animais foram encontrados durante vistoria em acampamentos nas proximidades do Rio Iriri e no porto de Altamira. Os animais seriam transportados em barcos para atender encomendas da localidade. O total de multas aplicadas aos infratores foi de R$ 8 mil.

De acordo com o chefe do Escritório do Ibama em Altamira, Roberto Scarpari, no ano passado houve uma série de problemas com os ovos de tartarugas no Xingu. “O número de ovos eclodidos caiu por motivos de um refluxo, alagamento dos ninhos”, explica. Mas, mesmo caindo, a quantidade continua sendo expressiva se for levado em consideração os históricos de crescimento da população das Tartarugas no Xingu.

“Neste ano, tivemos tempo de trazer algum recurso para o alteamento do tabuleiro, evitando seu alagamento, prevendo fenômenos hidrológicos que poderiam levar ao alagamento dos ninhos, novamente”, acrescenta Scarpari. A Prefeitura do Município de Senador José Porfírio providenciou Dragas para a elevação do tabuleiro e o Ibama mantém, em conjunto com a prefeitura de Senador José Porfírio, a Base de Operações para a área.

Dia 15 deste mês, inicia-se o período de proteção do tabuleiro, sendo proibida a pesca numa área que compreende cerca de 250 Km².

Fonte: Diário do Pará

Você viu?

Ir para o topo