EnglishEspañolPortuguês

Baleias francas aparecem no litoral do RS

11 de agosto de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Uma baleia franca e seu filhote apareceram na manhã desta terça-feira na praia do Cassino, em Rio Grande (RS). Os mamíferos estão a cerca de 30 metros da orla, passando a arrebentação, próximo ao bairro Querência.

As pessoas que passavam pela área acompanharam os animais fazendo evoluções no mar. Munidos de câmeras, alguns se deleitavam com o espetáculo da natureza. Um grupo de operários civis deixou o trabalho para enxergar melhor as baleias da praia.

– Dali da obra a gente vê bem, mas na areia o show é completo – disse o pedreiro Adão Marques, 46 anos.

As baleias costumam ficar sempre logo atrás das arrebentações, o que facilita a aproximação de pessoas mas deixa o animal estressado - Sérgio Estima, Divulgação Nema
As baleias costumam ficar sempre logo atrás das arrebentações, o que facilita a aproximação de pessoas mas deixa o animal estressado - Sérgio Estima, Divulgação Nema

O Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema) está monitorando a chegada das baleias. Segundo o órgão, a fêmea adulta mede de 15 a 16 metros, e o tamanho do filhote é de 8 a 10 metros. De acordo com o oceanólogo Kleber Grübel da Silva, coordenador do projeto Mamíferos Marinhos do Litoral Sul, é comum avistar essa espécie nos meses de agosto e setembro. É quando elas começam o deslocamento para fugir do frio antártico e procuram águas mais quentes durante o período de amamentação dos filhotes.

– Esses animais podem ficar na praia por mais dois ou três dias, e depois retornar até Santa Catarina. Além de ser um símbolo da harmonia com o meio ambiente, é mais um atrativo turístico do balneário nesta época – afirma Silva.

As baleias costumam ficar sempre logo atrás das arrebentações, o que facilita a aproximação de pessoas mas deixa o animal estressado, já que procura um lugar calmo e seguro para amamentar sua cria.

Fonte: Zero Hora

Você viu?

Ir para o topo