EnglishEspañolPortuguês

Três baleias são avistadas neste domingo em Florianópolis (SC)

10 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Pelo menos três baleias foram avistadas neste domingo na Ilha de Santa Catarina. Duas estavam na Praia dos Ingleses, no Norte, e uma na Praia do Campeche, ao Sul.

A temporada reprodutiva das baleias francas no Brasil é de julho a novembro, mas o melhor período para encontrá-las é entre a segunda quinzena de agosto e primeira quinzena de outubro, quando um maior número de baleias costuma estar na região.

Semana passada, foram avistadas 61 baleias entre Torres (RS) e Garopaba, no Sul do Estado, durante o primeiro sobrevoo do ano para observação de cetáceos.

De acordo com o Projeto Baleia Franca, a temporada 2009 pode ser uma das melhores para a observação de baleias em Santa Catarina. Geralmente, são avistados pares de mãe e filhote nadando em paralelo à costa, e muitas vezes elas expõem a nadadeira peitoral ou a cauda e dão impressionantes saltos d’água.

Encalhada

Segundo o Corpo de Bombeiros, moradores da Praia Palmas do Arvoredo, em Governador Celso Ramos, informaram na tarde deste domingo que uma baleia parecia estar encalhada numa parte rasa da praia.

A Polícia Ambiental se dirigiu ao local na noite de domingo, mas não avistou o animal.

Segundo informações de moradores, uma baleia com um filhote está na praia há três dias, mas não encalhada.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

Você viu?

Ir para o topo