EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura de Aracaju disponibiliza cães e gatos para adoção

10 de agosto de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Ter um animal de estimação é sempre uma boa opção para quem quer dar e receber carinho e afeto. Para isso, o Centro de Controle de Zoonoses de Aracaju (CCZ), unidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza cães e gatos para adoção. Graças ao serviço, desde o início do ano até o mês de julho 76 animais abandonados conseguiram um lar.

Em média, oito bichos são acolhidos diariamente pelo CCZ. Eles são retirados das ruas ou doados por seus tutores. Todos ficam num canil com capacidade para alojar 15 animais. O espaço conta ainda com uma área de concentração, utilizada para acomodar o restante dos cães e gatos encaminhados ao local.

Ao chegarem ao CCZ, os animais passam por uma série de exames para detectar possíveis doenças letais, como leishmaniose (calazar) e cinomose (doença canina que afeta o sistema neurológico), além de receber a vacina antirrábica. Após o diagnóstico, dependendo do resultado dos exames, eles são disponibilizados para adoção.

Entretanto, a coordenadora do CCZ, Gina Blinoff, explica que, em alguns casos, os animais apreendidos apresentam enfermidades graves e precisam ser submetidos à eutanásia. “Alguns chegam aqui já muito doentes, com doenças que não têm cura, e por isso precisam ser eutanasiados”, explica.

Responsabilidade

Na maioria dos casos, as condições de saúde precárias dos animais são resultado da irresponsabilidade dos próprios tutores. Para combater isso, a coordenadora chama a atenção da sociedade para os cuidados essenciais com o animal, a chamada “guarda responsável”.

“Muitos se desfazem do animal quando ele apresenta uma doença, ou deixando o bichinho na rua ou trazendo pra cá. Para que isso não aconteça, no ato da adoção nós orientamos as pessoas sobre os cuidados necessários com o animal. Se deve adotar quem realmente tiver condição de criar e dar carinho ao animal”, alerta. Para informações sobre a adoção de animais, o telefone é (79) 3179-3565.

Fonte: Faxaju

Você viu?

Ir para o topo