EnglishEspañolPortuguês

Policiais flagram rinha de galo em Joinville (SC)

10 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A Polícia Ambiental de Joinville (SC) apreendeu 30 galos de briga na noite de sábado (8). Depois de receber uma denúncia anônima, policiais foram até uma lanchonete na estrada Caminho Curto, no bairro Rio Bonito, e encontraram várias pessoas praticando rinha de galo.

— Tinha umas 30 ou 40 pessoas no local. Como era noite, algumas conseguiram fugir — explicou o sargento João Batista Rosa.

Nove pessoas foram detidas. Elas foram autuadas por crime ambiental e vão responder a um processo no Fórum de Joinville. Depois de assinarem um documento de compromisso de comparecimento em juízo, foram liberadas. Além do processo, os envolvidos terão de pagar multa de R$ 500 a R$ 3 mil por cada ave apreendida.

Caso não seja confirmada a tutela das aves, o dono do estabelecimento terá de pagar todo o valor. No local também foram encontrados equipamentos utilizados na rinha, como biqueira de aço, esporas de plástico, cronômetros, agulhas cirúrgicas, medicamentos, seringas e um cartaz com o regulamento da rinha.

— O dono da lanchonete disse que raramente pratica a rinha de galo no local. Mas pelo que vimos e pela denúncia que recebemos, as brigas acontecem toda semana — disse o sargento João.

De acordo com o artigo 32 da lei federal 9.605/98 (crimes ambientais), praticar abuso, maus-tratos ou ferir animais, é crime e prevê pena de três meses a um ano de detenção.

Fonte: A Notícia

Você viu?

Ir para o topo