EnglishEspañolPortuguês

Cães domesticados podem ser oriundos da África

10 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cornell e publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, a origem do cão domesticado pode ser o Egito e não a Ásia Oriental, como defendido até ao momento.

Uma vez que “as espécies tendem a mostrar maior variedade genética junto ao local de origem”, conforme explicou um especialista ao canal Discovery, a descoberta da grande variedade genética no Egito, tão elevada quanto a encontrada na Ásia, explica o fato de se supor que pode ter sido neste local que tenha surgido o cão domesticado.

As análises foram realizadas em 318 cães do Egito, Uganda e Namíbia e revelam a mesma diversidade genética encontrada na Ásia Oriental. Os especialistas dizem que os lobos cinzentos, dos quais se domesticaram os cães há 15 mil ou 40 mil anos, são oriundos do Egito.

Na tentativa de descobrir o ponto de origem da espécie, bem como o caminho que percorreu no mundo com os seus tutores, os pesquisadores estão recolhendo amostras de sangue dos cães por todo o mundo.

Fonte: Fábrica de Conteúdos

Você viu?

Ir para o topo