EnglishEspañolPortuguês

CCZ apreende 120 pacotes de raticidas a base de chumbinho

8 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução Agora Vale
Foto: Reprodução Agora Vale

O Centro de Controle de Zoonoses de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, realizou, nesta sexta-feira (7), uma blitz em 19 casas de ração do município, em busca de raticidas fabricados à base de “chumbinho”, uma substância extremamente tóxica. 

A ação atingiu os bairros Ipiranguinha, Centro, Perequê-Açu, Itaguá e Estufa I e II, e em quatro estabelecimentos foi encontrado um total de 120 pacotes do veneno, chamado “No Rat”, que foram incinerados após o recolhimento. A embalagem do produto não traz nenhuma informação sobre a procedência e nem registro da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

Por ser um veneno que não possui antídoto, a sua fabricação, comercialização e utilização está proibida por lei desde 1982. “É um veneno extremamente perigoso, que pode levar à morte, principalmente, animais de estimação”, explica o veterinário do CCZ, Paulo Celso Witts.

A blitz partiu de uma denúncia feita por uma clínica veterinária, que atendeu um cão envenenado acidentalmente. Os profissionais do CCZ orientam à população a não comprar venenos de ação rápida para ratos, bem como os que não tenham registros nos órgãos competentes. Aos comerciantes, o aviso é: “Quem for surpreendido comercializando este produto poderá ser responsabilizado legalmente e multado conforme a lei”, adverte a fiscal de Saúde Pública, Mônica Domaradzki.

Fonte: Agora Vale

Você viu?

Ir para o topo