EnglishEspañolPortuguês

Urubu albino chama atenção em Sergipe

7 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução TV Globo/Globo Rural
Foto: Reprodução TV Globo/Globo Rural

Asas branquinhas, bico rosado. Difícil acreditar que trata-se de um urubu, mas ele virou o xodó de um centro de conservação de aves de Sergipe. É um urubu albino, de cerca de 4 meses, da espécie cabeça preta. O animal nasceu sem melanina, que dá pigmentação aos animais, um fenômeno raro.

“Exitem registros de outros espécies albinas, pássaros, vertebrados, répteis, mas urubu existem pouquíssimas informações”, afirma o biólogo Marcelo Cardoso.

O urubu albino foi achado por agricultores num pasto na cidade de Itabaiana, no agreste sergipano, e levado ao Centro de Conservação de Aves de Rapina.

Entre gaviões e falcões, ele recebe carinho do tratador e passa a maior parte do tempo em troncos. O urubu chegou ao Centro debilitado, com ferimentos pelo corpo. Segundo o biólogo, se não fosse encontrado logo dificilmente sobreviveria.

Foto: Reprodução TV Globo/Globo Rural
Foto: Reprodução TV Globo/Globo Rural

Como não enxerga tão bem quanto os urubus pretos, ele tem menos condições de se defender de predadores e de achar alimentos. Por isso, seria presa fácil na natureza. O centro recebe cerca de 100 visitantes por dia, e não há quem deixe de admirar o animal.

“Meu deus, é um fenômeno! Nunca vi dizer uma coisa dessa, nunca vi urubiu branco”, disse uma das visitantes.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo