EnglishEspañolPortuguês

TV Globo usa e abusa de animais silvestres

6 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Claudete Sachi
happy_33141@ yahoo.com

Os programas NO LIMITE e JOGO DURO estão utilizando animais silvestres com freqüência em suas exibições. E o que é pior: o Ibama do RJ e o Ibama do CE estão autorizando esse uso.

Para as gravações do NO LIMITE, no Ceará, a TV Globo solicitou ao Ibama vários animais especialmente rapinantes (como corujas e gaviões), serpentes e pequenos mamíferos. Acreditem ou não, o Ibama concordou, mesmo sabendo que os programas não têm NADA de educativo, científico ou mesmo para saciar curiosidades sobre a vida selvagem.

Além disso, o próprio zoológico de Fortaleza estaria cedendo alguns animais em troca da reforma dos recintos… ou seja, até órgãos públicos aceitam a ajuda financeira da Globo, mesmo que para isso tenham que sacrificar alguns animais silvestres nativos.  É o patrimônio natural brasileiro sendo aplicado para fins diversos.

A história tem se repetido no RJ, com as autorizações para o programa JOGO DURO, onde jiboias, lagartos-teiú e aranhas caranguejeiras posam de vilões para os gananciosos competidores.

É hora de protestarmos contra esses abusos feitos pela TV Globo com a complacência do Ibama. Os animais silvestres não podem continuar sendo utilizados como qualquer objeto.Também não podem continuar sendo estigmatizados, ou seja, servindo para retratar situações de perigo, medo, nojo, covardia, traição, etc.

Proteste: envie cópia deste e-mail para a TV Globo e para o Ibama. Ambos devem promover ações para proteção da fauna e não para seu uso desmedido e banalizador.

TV Globo: (21) 2540-2432 (11) 5509-5000

Ibama: (61) 3316-1312

Você viu?

Ir para o topo