EnglishEspañolPortuguês

Leão-marinho passa a ser o animal símbolo de cais no RS

6 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A Lei 6.733/2009, que considera o leão-marinho como animal símbolo dos Molhes da Barra do Rio Grande, de autoria da vereadora Lu Compiani (PMDB), já está sancionada pelo Executivo Municipal. Este animal também foi escolhido como símbolo da 12ª Festa do Mar, realizada este ano no Rio Grande do Sul. A artista plástica Mary Betty Frachia Lucas inclusive apresentou no evento uma escultura de um leão-marinho (Otaria flavescens) jovem.

Trata-se de um animal que utiliza a porção final do Molhe Leste, um cais localizado na divisa com o município de São José do Norte, no RS, para descanso sobre as pedras e tetrápodes (blocos de concreto) do molhe. No local, denominado Refúgio da Vida Silvestre (Revis), descansam leões-marinhos principalmente adultos e subadultos, com raras ocorrências de juvenis.

Esses animais têm colônias de reprodução nas ilhas rochosas da costa uruguaia e na Argentina. A reprodução destas espécies ocorre no verão. No outono, os machos começam seus deslocamentos para a costa gaúcha em busca de alimento. No período em que estão na costa gaúcha utilizam para descanso o Molhe Leste e o Refúgio da Vida Silvestre da Ilha dos Lobos. O inverno gaúcho e a primavera são os períodos de maior presença de leões-marinhos no Revis.

Normalmente, eles vão para o molhe à tardinha, passam a noite no local e, no meio da manhã, saem para o mar em busca de alimentação. Podem passar dias no mar e depois procurar o Revis para descansar. Apenas os machos se deslocam das colônias de reprodução, pois as fêmeas ficam amamentando os filhotes e fazem deslocamentos mais curtos.

Fonte: Jornal Agora

Você viu?

Ir para o topo