EnglishEspañolPortuguês

Cientistas americanos estudam plástico espalhado no oceano

6 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Especialistas em ciências do mar do Instituto de Oceanografia da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), partiram esta semana para uma grande área do Oceano Pacífico entre os Estados Unidos e a Ásia para estudar os detritos de plástico que se têm acumulado por centenas de quilômetros, de acordo com o que noticia a agência Reuters.

Uma equipe de trinta investigadores embarcou no domingo para uma viagem de três semanas com o objetivo de estudar como o lixo no oceano afeta a vida marinha.

Há uma ameaça potencial para a vida no mar causada pela ingestão de detritos de plástico. A equipe vai tentar descobrir se as pequenas partes de plástico partido podem ter agentes poluentes, como pesticidas, e se os pequenos micro-organismos marinhos ligados aos detritos podem ser levados para regiões distantes, tornando-se espécies invasivas.

Os cientistas vão estudar ainda a possibilidade de as substâncias encontradas nos plásticos ingeridos por organismos marinhos poderem entrar na cadeia alimentar, o que pode vir a constituir uma ameaça para os humanos.

Fonte: TVI 24

Você viu?

Ir para o topo