EnglishEspañolPortuguês

Campanha de Vacinação Antirrábica neste sábado

6 de agosto de 2009
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Adriane Ciluzzo
Foto: Adriane Ciluzzo

 A Campanha Anual de Vacinação Antirrábica Animal de Ubatuba – voltada para cães e gatos de estimação terá continuidade neste sábado (8). Até o momento, foram vacinados 2.037 cães e 292 gatos, enquanto a meta é atingir 13.262 cães e 4.234 gatos –  cerca de 80% da população de animais do município. A programação para este sábado é atingir bairros da região central e centro-sul.

A imunização, promovida pela prefeitura, por meio da Superintendência de Proteção à Saúde, acontecerá em toda a extensão do município, até o dia 12 de setembro, em postos fixos e volantes, sempre aos sábados. No entanto, no dia 22 de agosto, não haverá vacinação antirrábica, em virtude da Campanha de Vacinação contra Poliomielite, que acontecerá neste dia, em diversos postos de saúde.

Devem ser vacinados cães e gatos, a partir dos três meses de idade. A equipe de vacinação orienta que os animais sejam conduzidos aos postos com coleira, guia e acompanhados por um adulto, portando a carteirinha de vacinação do animal.

Foto: Adriane Ciluzzo
Foto: Adriane Ciluzzo

Os postos fixos funcionarão das 8 às 16h30. Os volantes iniciam suas atividades nos bairros mais distantes às 8 horas, percorrendo todas as ruas, portanto, é preciso que uma pessoa responsável fique aguardando os agentes, no dia programado para o seu bairro.

Quem perder a vacinação em seu bairro, terá a oportunidade de levar seu animal ao posto fixo mais próximo de sua residência, até o término da campanha.

A veterinária responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses, Cláudia Ferraz salienta que a vacinação antirrábica promovida pela prefeitura é gratuita. “Por ser uma vacina obrigatória, quem perder a oportunidade de vacinar seu animal durante a campanha deverá procurar uma clínica veterinária particular e arcar com os custos da vacinação.”

A raiva

“A raiva é uma doença séria, sua evolução é aguda e leva a óbito 100% das pessoas e animais contaminados. Ela é transmitida através da saliva, ou seja, pela mordida de um animal infectado”, adverte a veterinária Cláudia Ferraz.

Muitas vezes, no caso dos cachorros e gatos, o transmissor é o morcego hematófago. A doença é causada pelo Lyssa vírus, que penetra no sistema nervoso de qualquer mamífero, provocando diversas reações dolorosas. Entre os sintomas, destacam-se: mal-estar, anorexia, náusea, delírios, contrações musculares involuntárias e irritação.

No estado de São Paulo, a campanha tem atingido bons níveis, devido à boa divulgação e esclarecimentos das pessoas. Não existe contraindicação para a vacina e todos os cães e gatos devem ser vacinados. A veterinária Cláudia Ferraz ressalta que os animais de estimação são nossos companheiros e, por isso, merecem uma atenção especial. “Vaciná-los significa proteger a família como um todo”, finaliza.

Confira a programação do primeiro sábado de vacinação – dia 8 de agosto:

Posto volante: Sertão do Sérgio 

Postos fixos: no centro: Centro de Saúde da Av. Rio Grande do Sul; Polícia Ambiental; Praça 13 de Maio; Escola Cap. Deolindo; Vigilância Sanitária – Rua Alfredo de Araújo (mais conhecido como rua da Jaqueira, próxima do Paço Municipal). No Itaguá: Campo de Futebol; Praça Alberto Santos. Na Estufa I: Unidade de saúde da Família. Estufa II: Unidade de Saúde da Família e Sociedade Amigos do Bairro Estufa (SABE). Sesmaria: E.M. Sr João Alexandre; Perequê-Mirim: Unidade de Saúde da Família e EMEI.

Fonte: Agora Vale 

Você viu?

Ir para o topo