EnglishEspañolPortuguês

Ubatuba, no litoral paulista, recebe os primeiros pinguins da temporada

4 de agosto de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Os primeiros pinguins da temporada apareceram em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Os visitantes da Patagônia chegaram à cidade por meio de correntes marítimas e agora recebem tratamento especial depois da longa viagem. O fenômeno se repete todos os anos, em várias cidades do litoral paulista. Os dois primeiros pinguins deste ano vão passar um tempo sob cuidados especiais no centro de reabilitação de animais aquáticos.

Cansada e com frio, a dupla é mantida em uma sala com aquecedor. Um deles está com óleo nas penas, principalmente, na região do pescoço. Apesar disso, os novos hóspedes se recuperam bem.

– Um dos animais chegou cansado. O outro, que chegou sujo de óleo, ele tem que ser estabilizado, depois desintoxicado. Só depois é feita a remoção do óleo – explicou o veterinário José Pedro Rocha.

Segundo Rocha, este ano, foi pequeno o número de animais que chegaram ao litoral paulista. Em 2008, até o final de julho, já haviam cerca de 500 pinguins na região.

– Essa flutuação a gente acredita que esteja relacionada ao regime de correntes, que varia de um ano para o outro. Essa diminuição no número é bom, pois, é sinal de que os animais estão no mar – explicou o oceanógrafo Hugo Gallo.

Além dos dois recém-chegados, há outros 17 pinguins no centro de reabilitação. Todos bem alimentados, para recuperarem a saúde mais rápido e poderem, finalmente, embarcar de volta pra casa.

– Aqueles que chegam até julho e agosto, e conseguem se reabilitar até setembro, são encaminhados para soltura, quando não conseguimos formar os grupos, eles são encaminhados para instituições de proteção – explicou a bióloga Carla Beatriz Barbosa.

O aquário de Ubatuba serve de lar para aqueles que não têm mais condições de viver livres na natureza. A orientação para quem encontrar um pingüim é aquecer o animal com uma toalha e procurar o aquário de Ubatuba.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo