EnglishEspañolPortuguês

Matadouros de baleias e golfinhos exibem corpos para visitação

4 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Por Fernanda Franco  (da Redação)

As tradições ocidentais e orientais diferem em muitos pontos, mas se assemelham bastante quando o assunto é a crueldade praticada contra animais. Se no ocidente os matadouros onde vacas são abatidas para o consumo de carne são tão cruéis quanto habituais, no Japão são comuns os matadouros de baleias e golfinhos.

O sadismo (prazer a partir do sofrimento alheio) humano é tamanho, que a visita ao local por turistas e crianças é estimulada como algo saudável e normal.

(Foto: Reprodução/TVI 24)
(Foto: Reprodução/TVI 24)

Até os anos 70, a carne proveniente da caça de baleias e golfinhos era habitualmente servida nas escolas e já fazia parte da alimentação cotidiana. Hoje em dia, a carne é vendida em alguns restaurantes e supermercados.

(Foto: Reprodução/TVI24)
(Foto: Reprodução/TVI24)

Nota da Redação: Que direito julgam ter os japoneses sobre a vida desses animais? Além de exterminar vidas inocentes, que tentam usufruir de uma existência pacífica em seus habitats, os japoneses adeptos dessa prática criminosa ainda exibem para a apreciação de turistas igualmente sádicos os cadáveres dos animais torturados, como algo digno de orgulho e mérito? Jamais poderíamos considerar como parte aceitável de uma cultura a matança de animais, sejam eles humanos ou não-humanos. A caça não pode ser entendida como algo pertencente a uma determinada cultura ou tradição: dessa forma estaríamos apenas justificando a violência e nosso autoritarismo sobre as outras espécies existentes no planeta.

(Com informações do IOL Diário)

Você viu?

Ir para o topo