EnglishEspañolPortuguês

Mídia mundial mostra as crueldades cometidas pelo circo Ringling Bros. and Barnum & Bailey

2 de agosto de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Adriane R. de O. Grey  (da Redação-Austrália)

O vídeo investigativo do PETA sobre o tratamento que o circo Ringling Bros. and Barnum & Bailey dá a seus elefantes chamou a atenção da mídia mundial nestes últimos dez dias. Como um alerta que descortina os abusos que os animais sofrem nos bastidores do “show mais triste da terra”, a denúncia ocupou a primeira página do New York Daily News, ganhou cobertura da CNN e artigos em blogs populares como o The Huffington Post e o Perez Hilton desde que foi divulgada no dia 22 de julho.          

Chocante e revelador, o vídeo investigativo mostra os empregados do Ringling Bros. batendo sistematicamente nos elefantes e tigres com chicotes e “bullhooks”, muitas vezes sem nenhuma razão aparente. Somente nos sites do PETA, o vídeo foi acessado 250.000 vezes e por meio dele centenas de milhares de pessoas estão podendo testemunhar os abusos a que estes animais são submetidos noite após noite, mês após mês. A crueldade registrada é inegável.

Destas, dezenas de milhares de pessoas sentiram-se estimuladas a agir. Desde que o vídeo foi divulgado, mais de 55.000 pessoas escreveram ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA – United States Department of Agriculture) pedindo que o tratamento cruel dado aos animais do Ringling cesse imediatamente. 

Um representante do USDA declarou que seu departamento considera a proteção aos animais uma questão muito séria e que se iniciará uma completa e criteriosa investigação sobre os maus-tratos aos animais no circo Ringling cujos resultados serão divulgados tão logo quanto possível.

Não há dúvida de que a atenção obtida aos bastidores do Ringling e o convite à ação contra a realidade revelada foram um grande passo no sentido de acabar definitivamente com a crueldade a que os animais são submetidos. No entanto, pode-se fazer ainda mais, diz Newkirk. “Devemos manter a pressão sobre os circos que submetem os elefantes a maus-tratos para que um dia, Tonka e seus amigos possam andar livremente num espaçoso santuário, ao invés de continuarem vivendo uma vida triste, dolorosa e dirigida pelo medo, com correntes ao redor de suas pernas e ‘bullhooks’ penetrando sua pele” (tradução livre).

Newkirk pede ainda que continuemos a divulgar o vídeo investigativo do PETA para que a luta contra a crueldade a que os elefantes são submetidos possa se fortalecer. Quem quiser se manter atualizado quanto ao andamento da campanha do PETA pela libertação dos elefantes do Ringling Bros. e quanto ao resultado do processo movido contra o circo deve acessar o site RinglingBeatsAnimals.com. Deste site pode-se ainda igualmente assinar a petição que pede ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos o imediato deslocamento dos animais para um santuário.

Você viu?

Ir para o topo