EnglishEspañolPortuguês

25% dos cães em Portugal não recebem assistência médica-veterinária

2 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Um em cada quatro cães não recebe qualquer tipo de assistência médica-veterinária em Portugal, onde a despesa com animais de estimação é 33,8 por cento inferior aos dos outros países da União Europeia, revelam dados apresentados por especialistas portugueses.

Peritos em saúde animal estimam que em Portugal existam “cerca de um milhão e meio de cães”, dos quais 25 por cento “não se beneficiam de qualquer tipo de assistência médica-veterinária”.

Apontam também que, quando comparado Portugal com outros países europeus, os donos portugueses gastam “menos 33,8 por cento por animal de companhia que na UE-15”, sendo também “menor o número de animais tratados: gatos -7,1 por cento e cães -11,1 por cento”.

Estimativas que não surpreendem o presidente da Ordem dos Veterinários, Sameiro de Sousa, nem a Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia (APMVEAC).

“Lamentavelmente isto não é novidade. Há uma grande percentagem de animais que não são submetidos a qualquer avaliação sanitária periódica”, diz Sameiro de Sousa, lamentando que, em Portugal, não se “aposte mais em medidas preventivas”.

O médico-veterinário Cláudio Mendão explica que apesar de os portugueses “terem melhorado no consumo de produtos de saúde animal”, um inquérito realizado em clínicas demonstrou que “existe uma grande parte da população que não faz qualquer tipo de prevenção e só vai ao veterinário quando tem o animal doente”.

*com informações de Expresso

Você viu?

Ir para o topo