EnglishEspañolPortuguês

Massachusetts proibirá procedimento que mutila cordas vocais de animais

8 de julho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

No dia 14 de julho será realizada uma audiência do poder judiciário de Massachusetts, com o objetivo de proibir a “desvocalização” (tradução livre) de animais no estado.

Garganta de cão vítima da desvocalização exibe grande cicatriz

“Desvocalização” é um procedimento realizado em animais, em sua maioria cães ou ocasionalmente gatos, para cortar suas cordas vocais e dessa forma impedir latidos ou miados.

São raríssimas as situações em que este procedimento é recomendado por razão médica, normalmente quem opta pela cirurgia são tutores e criadores de animais que não “suportam” seus ruídos naturais.

Aqueles que apóiam a “desvocalização” dizem tratar-se da última esperança para tutores que não conseguem controlar o barulho que seus animais fazem. Isso não faz sentido, pois é parte da responsabilidade de um tutor prever as necessidades do animal e as conseqüências de possíveis ruídos no local de residência.

A MSPCA (Massachusetts Society for the Prevention of Cruelty to Animals), como qualquer outra organização de direitos animais, considera o procedimento como uma mutilação grave. Há estatísticas indicando que muitos cães tiveram de ser submetidos duas ou mais vezes ao processo por falhas na primeira cirurgia, alguns também acabaram morrendo por hemorragia.

O projeto de lei que proíbe o procedimento já ganhou o apoio de mais de 50 legisladores de Massachusetts, reforçando a importância da legislação na luta pelos direitos animais.

Com informações de Norwich Bulletin / Foto por Wicked Local

Você viu?

Ir para o topo