EnglishEspañolPortuguês

Ativistas protestam contra circos e zoológico por abusar de elefantes

7 de julho de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

Alguns dias antes do evento que celebra a independência da América, grupos de defesa animal protestaram pela liberdade de elefantes maltratados em San Antonio, Texas.

protest-1

Membros da VOICE for Animals e do PETA (People for Ethical Treatment of Animals) reivindicaram um destino digno para elefantes. O PETA protestou pelos paquidermes utilizados na noite de abertura dos circos Ringling Bros. e Barnum & Bailey Circus, que desfilaram em meio à multidão na quarta-feira, no estádio de Alamodome. Já a VOICE  organizou seu protesto em prol do elefante Lucky na sexta-feira, em frente ao zoológico local.

Ativistas seguram faixa que encoraja população a não financiar circosA multidão do circo foi invadida por gritos de “boicote ao circo” e “Ringling Bros. está sendo acusado pelo governo federal”, guiados pela ativista do PETA Shari Pearson, vestida com um uniforme de presídio para representar as condições de confinamento em que vivem os elefantes explorados.

“A melhor forma de lutar contra a crueldade animal é não financiá-la. Não paguem por estas jaulas, correntes e chicotes que eles chamam de circo”, disse Pearson. Contestada sobre circos sem animais, ela declarou: “Eu costumava ir a circos por muito tempo, porque eu não sabia que eles faziam essa crueldade. Muitos circos agora não têm mais animais, e eles fazem muito sucesso, então não é questão de boicotar o circo em si, mas sim todos os circos que escravizam animais.”

Seguindo o mesmo espírito, os membros da VOICE, juntamente com a Hailey Foundation, organizaram um protesto contra o zoológico de San Antonio e seu reinado de 47 anos às custas do elefante Lucky, na sexta-feira. Os ativistas reivindicaram que o San Antonio Zoo envie Lucky para um santuário de elefantes em Tennessee. Ativistas protestam em frente ao zoológico

“As crianças que vêm ao zoológico estão vendo um elefante confinado, fora de seu habitat natural, doente e com envelhecimento precoce”, disse o ativista da VOICE John Hackett. “Isso não é nem mesmo a representação da vida selvagem africana. Nós queremos que o zoológico considere uma solução justa e deixe Lucky ir para o santuário”.

O porta-voz John Bachman disse que gostaria de ver a cidade e o prefeito Castro “fazendo a coisa certa e libertando Lucky”. “Talvez esteja na hora de dar a Lucky o seu dia da independência”, complementou.

“O Sul do Texas é um alvo difícil para a conscientização,” disse Bachman. “O pensamento selvagem do Oeste texano ainda predomina. O processo é de longo prazo, mas primeiro promovemos a educação, o ativismo e então a mudança chegará.”

Com informações de San Antonio Current/ Fotos por San Antonio Current

 

Você viu?

Ir para o topo