EnglishEspañolPortuguês

84 aves silvestres são apreendidas em feira de Caruaru (PE)

7 de julho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Uma nova ação do Ibama em Caruaru, a 140 km do Recife (PE), terminou com a apreensão de 84 aves silvestres e três pessoas detidas, uma delas recém-saída da prisão por cometer homicídio. Os infratores foram liberados, mas deverão pagar multas e responder a processo por crime ambiental. Com eles havia sete aves – os demais vendedores de animais silvestres fugiram e abandonaram suas gaiolas quando notaram a fiscalização do Ibama. O total das multas aplicadas foi de R$ 5,5 mil.

A maioria dos pássaros – 65 – estava sendo comercializada na Feira da Sulanca, nas proximidades das barracas de farinha. Outras 19 aves foram encontradas numa padaria e numa quitanda, também em Caruaru. A prefeitura se comprometeu a iniciar o monitoramento da feira para coibir a prática e também realizar um trabalho de educação ambiental com comerciantes e frequentadores. Servidores do Ibama vão orientar os técnicos da prefeitura sobre a importância da fauna silvestre.

Essa foi a terceira ação do Ibama na Feira de Caruaru. Desde o início de junho, cerca de 300 animais silvestres foram apreendidos, boa parte deles novamente solta em áreas propícias. O restante aguarda destinação para zoológicos ou criadores autorizados.

O hábito de possuir um passarinho em gaiola, muito difundido entre os pernambucanos, é cruel e deve ser abolido.

Você viu?

Ir para o topo