EnglishEspañolPortuguês

Blog Supervegan entrevista Jeffrey Moussaieff Masson

31 de julho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Por Lobo Pasolini   (da Redação)

O blog vegano Super Vegan, que opera de Nova Iorque com uma linguagem direcionada a um público mais jovem, entrevistou o autor Jeffrey Moussaieff Masson, autor do livro The Face On Your Plate (“O Rosto Em Seu Prato”). Masson é conhecido pelos seus livros que revelam a vida emocional dos animais tipicamente criados em fazenda de produção e sempre trazem uma mensagem inequivocadamente vegana.

Um dos assuntos abordados na entrevista foi a comparação do tratamento dos animais com o holocausto. Masson, que é judeu, diz que considera a comparação absolutamente legítima. “Quanto eu mais eu penso sobre isso, com mais profundidade eu vejo a validade da comparação. Minha ex-mulher era uma sobrevivente, e ela e eu sempre falamos sobre os paralelos. Ela não via nada de degradante em sua experiência. Muito pelo contrário: ela ficava pasma quando as pessoas diziam, “Eles nos trataram como animais”, como se fosse válido fazer isso com animais. Cada vez mais pessoas, inclusive judeus, estão interessadas nos muitos paralelos. Em relação à escravidão, muitos acadêmicos especializados na escravidão ocidental fazem a comparação com domesticação. Ja se tornou praticamente um cliché. E um cliché bom!”

O entrevista toca também no tema da ‘carne feliz’, que o movimento orgânico tenta vender como uma alternativa ética. Masson não poupa críticas para essa tendência: “Não existe fazenda boa de animais, assim como não existe um campo da morte que possa ser descrito como decente. Não se pode falar de ‘bom’, quando a proposta de um lugar é matar. Falar da vida ‘natural’ desses animais é pura perversão. Nenhum animal domesticado, muito menos aqueles criados em fazendas, vive uma existência natural. Todos os animais domésticos vivem em uma prisão.”

Para ler a entrevista completa em inglês, clique aqui.

Você viu?

Ir para o topo