EnglishEspañolPortuguês

Pássaro 'careca' é primeira ave canora descoberta na Ásia em 100 anos

30 de julho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Google
Foto: Google AFP

Um pássaro “careca” descoberto no Laos é a primeira nova espécie de ave canora registrada na Ásia nos últimos 100 anos, informou a Wildlife Conservation Society (WCS) nesta quarta-feira.

O pássaro, que tem a “cabeça careca”, foi identificado por cientistas da WCS e da Universidade de Melbourne, segundo um comunicado divulgado pela primeira.

A descoberta foi publicada na edição de julho da revista Forktail, especializada em pássaros orientais.

“Este estudo descreve uma nova espécie canora asiática pela primeira vez em 100 anos”, escreveram os cientistas, que viram o animal pela primeira vez em picos rochosos da província de Savannakhet, no Laos, no fim do ano passado.

A ave, batizada de Búlbulo de Cara Pelada, não é completamente careca, mas apresenta uma fina linha de penas parecidas com cabelo no centro da parte superior da cabeça – um “topete”. Além disso, seu rosto cor-de-rosa não tem penas, e seus olhos são rodeados por uma coloração azul, descreve a WCS.

“Sua aparente preferência por habitats inóspitos ajuda a explicar porque um pássaro tão extraordinário, de hábitos notáveis e canto distinto permaneceu desconhecido por tanto tempo”, estima Iain Woxvold, cientista da Universidade de Melbourne que integrava a equipe de pesquisadores responsável pela descoberta.

Os picos rochosos são um dos ecossistemas menos estudados do sudeste asiático, destaca o artigo publicado na Forktail.

Fonte:  AFP/Google

Você viu?

Ir para o topo