EnglishEspañolPortuguês

Surfistas lançarão campanha de preservação das tartarugas marinhas

29 de julho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Com o objetivo de conscientizar a população local a respeito de evitar a morte acidental de tartarugas marinhas, a Associação de Surf Costão dos Náufragos (ASCN) irá a lançar uma campanha em prol da preservação da fauna marinha proximamente. O projeto será desenvolvido em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema) e a Secretaria Municipal de Educação e pretende criar uma postura ativa da sociedade na luta contra a captura e morte de tartarugas nas praias locais.

Os organizadores da campanha, o vice-presidente da ASCN, Maurício Coimbra, e o repórter do Jornal do Comércio, Ezequiel Díaz Savino, explicaram que a campanha envolverá tanto o público no geral, como também os pescadores e os alunos do Ensino Médio e das últimas séries do Ensino Fundamental. 

A  conscientização dos alunos de escolas na luta contra a captura e morte de tartarugas permitirá gerar uma postura ativa da comunidade diante do problema, para que atos de pesca sejam denunciados.

Hoje em dia, as tartarugas marinhas das espécies verde e cabeçuda podem ser vistas a olho nú na Praia das Canoas, no centro da cidade, na Praia do Costão, no bairro Tabuleiro, e na Praia de Pedras Brancas e Negras, no bairro Itajuba. Nesses locais os animais se alimentam de algas e pequenos animais durante o ano todo, sendo maior o número de tartarugas entre a chegada da primavera e o verão. Com binóculos é mais fácil perceber a presença destes animais. Em todas as praias onde as tartarugas se alimentam já foram achadas espécies mortas na areia.

Os surfistas barravelhenses, que são a comunidade que passa a maior parte do tempo com esses animais, vêm se mobilizando todos os anos denunciando a colocação de redes em lajes e costões rochosos. “Considero necessária uma tomada de atitude por parte dos órgãos públicos e pelos moradores locais para pôr um freio nessa situação. As tartarugas inclusive acabam sendo comercializadas. Em poucos locais da costa brasileira uma pessoa pode ficar nadando do lado de uma tartaruga marinha sem que o animal se sinta afugentado.”

Entre os trabalhos a serem desenvolvidos, está prevista a realização de palestras informativas para os pescadores e para a comunidade em geral, atividades escolares, além de um concurso com a melhor frase para identificar a campanha.

Também serão colocadas placas informativas sobre os animais e de sensibilização para que não seja deixado lixo na praia e assim evitar que em muitos casos as tartarugas confundam o lixo com algas.

Com informações do RBS Blogs

Você viu?

Ir para o topo