EnglishEspañolPortuguês

Pombo usado por presidiários foi alvejado por chumbinhos e será operado hoje

29 de julho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+
Cirurgia é delicada e pombo pode não sobreviver  Foto:Ronaldo Bernardi / clicRBS
Cirurgia é delicada e pombo pode não sobreviver Foto:Ronaldo Bernardi / clicRBS

   O pombo que transportava na terça-feira uma bateria e um carregador de celular para o Presídio Central, em Porto Alegre, e caiu na sede do 4º Regimento de Polícia Montada será operado na tarde desta quarta-feira no Hospital de Clínicas Veterinárias da UFRGS. O motivo da queda da ave foi confirmado na manhã de hoje pelo diretor do hospital, Marcelo Alievi. O animal teve as asas atingidas por dois tiros de chumbinho. Um dos chumbinhos já foi retirado. O outro será removido durante a cirurgia, que estava marcada para às 13h30min.

Raio X do pombo
Raio X do pombo

— Ele caiu porque levou dois tiros, um em cada asa. O Raio X apontou fratura bilateral nas asas — explicou Alievi.

O procedimento cirúrgico é delicado. Por isso, a sobrevivência do pombo não é garantida, afirmou o diretor, que fará a operação. Até o horário da cirurgia, o animal ficará em uma gaiola pequena para impedir que se movimente muito. Se ele resistir, terá de se acostumar a placas de titânio afixadas com pinos nas asas até que a fratura seja corrigida.

A suspeita da Brigada Militar (BM) é de que a ave tenha sido solta em alguma das vilas que circundam o presídio. O quartel do 4º Regimento fica a 400 metros do local de destino do pombo. O diretor disse que o caso é inédito no hospital.

— É sui generis. Já apareceram animais machucados de vários jeitos, mas nunca um pombo usado pelo crime.

A BM encerrou a ocorrência ontem. A 11ª Delegacia de Polícia investigará o caso.

Fonte: ZeroHora.com

Você viu?

Ir para o topo