EnglishEspañolPortuguês

Aproximação ilegal de embarcação afugenta baleia e filhote do litoral de SC

28 de julho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Uma baleia franca acompanhada do filhote permaneceu nesta terça-feira o dia todo próximo da Praia de Itapirubá, em Imbituba, no Sul de Santa Catarina. Mesmo com comportamento discreto, os dois mamíferos foram alvos de olhares curiosos de pescadores locais e alguns turistas.

Como o mar estava bastante calmo, a observação da baleia foi facilitada para quem estava na praia ou no alto do morro que divide as duas praias de Itapirubá. Mãe e filhote apareceram pela manhã e só se afastaram para alto mar por volta das 16h, quando uma lancha com seis tripulantes se aproximou demais e afugentou a dupla.

De acordo com Karina Grock, bióloga e coordenadora de pesquisa do Projeto Baleia Franca (PBF), a aproximação da embarcação foi feita de maneira ilegal e poderia ter colocado em risco a segurança das baleias.

– Eles chegaram muito perto e isso é proibido. A observação pode ser feita pelo mar, mas a distância de 100 metros da baleia precisa ser respeitada – explica Karina.

A temporada de observação das baleias franca foi oficialmente aberta semana passada, embora a presença dos mamíferos ainda seja pouco frequente neste final de julho. Segundo Karina, esse movimento tímido é normal e pode ter como explicação possíveis variações no período de alimentação das baleias na região da Antártida e as correntes marítimas até o Brasil.

Apesar das baleias francas se concentrarem durante o inverno na região entre Torres (RS) e Florianópolis, pode ocorrer a aparição dos mamíferos em áreas mais distantes. Foi o que ocorreu segunda-feira no Rio de Janeiro.

– Até a década de 70 a população de baleias franca era grande em todo o país. Como a espécie está em fase de recuperação é normal que algumas delas eventualmente sigam para áreas mais distantes como São Paulo ou Rio de Janeiro – ressalta Karina.

Fonte: Zero Hora

Você viu?

Ir para o topo