EnglishEspañolPortuguês

Vegetarianismo marca último dia de feiras orgânicas em SP

27 de julho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

A importância da adoção de uma dieta vegetariana por questões éticas e de sustentabilidade e os prejuízos dos alimentos geneticamente modificados em relação aos orgânicos foram os temas que mais chamaram a atenção dos participantes das feiras Bio Brazil Fair e Naturaltech que encerraram neste domingo (26), no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. Somente no último dia foram 25 palestras, com muitas pessoas circulando pelas dezenas de estandes de produtos naturais e orgânicos.

Salão Vegetariano

Em palestra no 2º Salão Vegetariano, a nutricionista esportiva Priscila Di Ciero abordava a importância da alimentação vegetariana. A nutricionista discorreu sobre o seu percurso de vida em prol dos animais. “Nosso estilo de vida”, argumentou, “envolve, também, a nossa alimentação, o que vai determinar o desenvolvimento – ou não – de doenças. O que aumenta o risco de câncer é uma alimentação desequilibrada e a ingestão de alimentos de origem animal.

Em seguida, a própria Nina Rosa, fundadora do Instituto que leva seu nome, explicou aos presentes como foi sua trajetória até a criação da organização, que desde 2000 atua voluntariamente promovendo conhecimento sobre defesa animal, consumo sem crueldade e vegetarianismo. “Já trabalhei com moda, fui modelo fotográfico, mas só me senti preenchida quando descobri a minha verdade”, disse Nina.

Vegetarianismo por ética

Outro tema que sempre suscita dúvidas é sobre nutrição e câncer. E foi falando sobre essa questão que o médico Eric Slywitch, especialista em nutrição e nutrologia, apresentou pesquisas e trabalhos acerca da alimentação onívora e vegetariana. Segundo ele, a maior parte de seus pacientes vegetarianos adotaram essa dieta por ética. “Carnes e derivados de animais aumentam o nível de insulina, substância que está diretamente ligada ao câncer de mama, colo, reto e próstata. Estar acima do peso também contribui para diversas doenças e vários tipos de câncer”, complementou.

*com informações de Vida Sustentável

Você viu?

Ir para o topo