EnglishEspañolPortuguês

Mais de 250 aves serão abusadas em "Corrida de Galinhas" para entreter população

24 de julho de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Utilizando-se do tema “Ciscando nessa crise”, começa nessa quinta-feira (23), em São Bento do Una, no agreste pernambucano, a 12ª edição da chamada Corrida das Galinhas. Mais de 250 aves serão exploradas em clima de “diversão” com provas que misturam simulações de “olimpíadas e fórmula I”.

corrida1
Foto: Divulgação G1

“São muitas galinhas. Elas correm por ordem de chegada então às 6 da manhã já tem uma fila no galinhódromo. Extrapolamos nosso projeto”, diz o publicitário Marcos Valença, um dos organizadores da Corrida das Galinhas, que parece realmente extrapolar qualquer bom senso.

A prova principal do evento, o Grid de Largada, classifica as nove “máquinas” mais rápidas em cada categoria (galinha e galo). Para a classificação ocorrem quatro treinos oficiais, mas, segundo Valença, os tutores dos animais costumam começar o estressante preparo de seus representantes cerca de dois meses antes do evento, em pistas improvisadas nas fazendas.

galinhodromo
Foto: Divulgação G1

Ainda é oferecido um serviço “rent a chicken”, para que turistas e outros que não tutelam um animal possam “alugar” galinhas para submeter à competição.

O evento tem o pretexto de entreter moradores de São Bento do Una e cidades vizinhas, mais de 2 mil torcedores acompanharão este ano.

Para completar, uma das provas mais esperadas da Corrida das Galinhas é o “Coma Seu Frango”, uma competição em que os participantes precisam comer um frango assado no menor tempo possível. Bastante apropriado para a “proposta” do evento.

Ainda envolvendo moradores da cidade, não importando se eles possuem ou não galinhas e galos, o Segura nos Trinta exige que competidores peguem Galinhas de Angola ou Guiné em um terreiro em 30 segundos, não importando as consequências geradas ao animal.

calcada
Foto: Divulgação G1

Além de prêmios em dinheiro, troféus e ração para tutores, as galinhas “vencedoras” são levadas deixar suas pegadas na Calçada da Fama, como se fosse bastante significativo para elas.

Nota da Redação: É impressionante o nível do descaso e flexibilização do abuso contra os animais. As galinhas e galos já são estigmatizados como animais que podem ser “consumidos”, sacrificados, torturados e ainda são expostos à tamanho sofrimento como pura forma de entretenimento humano. Ri-se das aves, são motivo de chacota e jamais lhes é atribuído qualquer direito à vida ou respeito, a maior demonstração de apreço humano que podem receber está em uma “calçada da fama” em que suas patas são enfiadas contra sua vontade.

Com informações de G1

Você viu?

Ir para o topo