EnglishEspañolPortuguês

Criação de área de conservação em floresta africana tem impacto planetário

24 de julho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

A criação da área de conservação na transfronteiriça da floresta de Maiombe, entre as Repúblicas de Angola, Democrática do Congo e do Congo (Brazzaville) vai contribuir para a preservação do planeta Terra, com a produção de oxigênio e fim da caça e tráfico de animais no local, considerou quinta-feira, em Cabinda, o vice-ministro angolano do Ambiente, Mota Liz.

Falando na cerimônia de abertura da reunião técnica dos peritos dos países acima citados, Mota Liz considerou ser relevante a implementação do projeto que traz vantagens significativas para os povos das três nações e para as próximas gerações.

“Precisamos controlar a pressão exercida sobre a biodiversidade em defesa do planeta Terra”, destacou o vice-ministro, sugerindo a necessidade de se conciliar e identificar formas para a gestão, assim como a criação de condições dignas das comunidades locais para que não prejudiquem o ecossistema da floresta.

O vice-ministro acrescentou ainda haver modelos sustentáveis de exploração racional dos recursos que as florestas dispõem, permitindo ao homem conviver com a natureza e vice-versa, garantindo o desenvolvimento sustentável em benefício da população dos respectivos países.

A criação de mecanismos que visam o combate da caça e comercialização de espécies animais e algumas plantas serão, entre outras medidas, os passos dados pelos países membros para a concretização do projeto da floresta do Maiombe.

O vice-ministro pediu maior atenção dos peritos a este encontro técnico, uma vez que a assinatura do acordo tripartido ficará marcado na história de África e de toda a humanidade.

Sob presidência da República Democrática do Congo, o encontro de peritos de Angola, RC e RDC decorre na sala de reuniões do Comando Provincial da Polícia Nacional, no centro da cidade.

No encontro, que dá sequência ao evento realizado em Kinshasa (RDC) de 16 a 17 de Abril de 2009, os peritos revisam e consolidam os documentos do protocolo sobre a floresta do Maiombe e dos projetos da estratégia de sua implementação.

Com informações da Agência Angola Press

Você viu?

Ir para o topo