EnglishEspañolPortuguês

Autônomo tinha pássaros em condições precárias

23 de julho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Canários e coleirinhas eram criados em gaiolas sujas e que ficavam amontoadas na casa do autônomo João Franca, 58 anos. Ele foi preso por receptação de material furtado de uma construtora na Vila Rica, na terça-feira. Os policiais ambientais apreenderam os nove pássaros e os encaminharam ao Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. Além da receptação, Franca responderá por crime ambiental (manter espécime da fauna silvestre em cativeiro e maus tratos – artigos 29 e 32).

O furto de ferramentas, tintas e outros materiais da construtora levou o sargento Mendes e soldado Gonçalves, da Polícia Ambiental, a suspeitar de Norberto Marcos, conhecido por ‘Beto Fusca, 33 anos. Em sua casa havia uma mesa de granito furtada da construtora. Norberto contou que vendeu um carrinho-de-mão, um motor de betoneira, entre outras coisas, para João Franca, que mora na rua João Guariglia, Além-Pontes. A informação foi confirmada.

João mantinha seis canários-da-terra e três coleirinhas em gaiolas sujas. O sargento Mendes acredita que os pássaros eram comprados e vendidos pelo acusado, por isso não cuidava direito, deixando-os vivendo em condições precárias de higiene. Norberto foi preso acusado de furto e João por receptação, pelo delegado Paulo Gutierrez, na delegacia do plantão policial Sul.

O capitão Glauco Ribeiro Alves, comandante da 3.ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, explica que quem compra animais silvestres contribui com o crime e pode ser responsabilizado. João Franca terá que pagar multa de R$ 3.133,00. O Disque-Ambiente (0800-113560) atende denúncias e dá orientações sobre crimes ambientais.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Você viu?

Ir para o topo