EnglishEspañolPortuguês

Chimpanzé Alemão morre em zoológico de Sorocaba (SP)

22 de julho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+
Alemão morre em Zoo de SP  Foto: Cedoc/RAC
Alemão morre em Zoo de SP Foto: Cedoc/RAC

O chimpanzé Alemão, do Parque Ecológico de Americana, morreu nesta terça-feira (21). O animal, cuja idade era calculada em 32 anos, estava no Zoológico de Sorocaba para tratamento desde o dia 10 de junho. Na ocasião, foi diagnosticado que o animal apresentava severo comprometimento cardiopulmonar com coração aumentado. Segundo o Zoológico, o chimpanzé Alemão ‘veio a óbito devido à parada cardiorrespiratória’.

A equipe médica constatou a presença de edemas nos membros pélvicos e no pulmão, além de aumento do átrio e do ventrículo esquerdo, que sugeriam a presença de cardiomiopatia dilatada. Alemão chegou a ser levado para a Universidade Estadual Paulista (Unesp/Botucatu) para a realização de exames de maior complexidade, quando foi submetido a uma tomografia computadorizada do tórax e do pescoço. O exame não detectou a presença de nenhum tumor. Também foram realizados radiografia e eletrocardiograma para reavaliação de sua condição cardiopulmonar.

Alemão

Diabético, Alemão foi o pivô, em 2006, de uma polêmica que envolveu ativistas em defesa dos animais de Americana e da região. Na época, a notícia de que o animal estava em sofrimento partiu do Santuário dos Grandes Primatas, de Sorocaba (SP), desencadeando movimentos favoráveis e contrários à permanência dele na cidade.

Depois da tentativa frustrada de levar Alemão para o santuário, ainda em 2006, a Prefeitura admitiu que o recinto estava inadequado para o animal e reformou uma ilha anexa à que ele vivia.

No final de outubro de 2008, o parque divulgou que Alemão estava com diabetes. O primata teve de ser transferido para o setor de quarentena. Com a proposta de dar um atendimento adequado ao macaco, o especialista em chimpanzés Pedro Ynterian, do Santuário de Sorocaba, voltou a solicitar ao parque que o deixasse cuidar do animal. O pedido foi negado.

Fonte: *com informações de Cosmo Online e GAP

Você viu?

Ir para o topo