EnglishEspañolPortuguês

Caso de zoológico multado pela morte de elefanta e chimpanzé vem à tona

22 de julho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

O zoológico de Los Angeles pagou uma multa federal de alguns milhares de dólares após a conclusão de uma investigação realizada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em 2006 para apurar a morte de uma elefanta muito popular, Gita, e um chimpanzé, Judeo. A informação foi confirmada pelos oficiais na Segunda-Feira.

A Elefanta Gita, vítima da negligência.
Foto por Ken Hively / Los Angeles Times

Gita foi encontrada muito abatida em sua jaula em uma manhã de Junho de 2006, infelizmente mesmo após várias tentativas dos veterinários ela não resistiu e morreu. A causa da morte não foi informada até então.

Mais tarde descobriu-se que um vigia noturno havia sido informado na noite anterior sobre o estado de Gita, mas não comunicou ninguém.

A multa, no valor de U$3,281, foi paga em Janeiro de 2008, de acordo com o porta-voz do zoológico, Jason Jacobs. Apesar disso, o caso só se tornou público na Segunda-Feira quando uma organização de defesa dos animais, “In Defense of Animals”, publicou uma carta escrita recentemente por um oficial da USDA notificando que o zoológico havia sido investigado e multado.

O julgamento do zoológico dizia que a instituição “falhou em garantir que a elefanta recebesse cuidados veterinários adequados e a tempo. A elefanta Gina foi encontrada em uma posição muito estranha por volta das 21h, e os veterinários não foram alertados sobre sua condição até às 5h do dia seguinte”.

Também foi relatado que o zoológico não providenciou o cuidado veterinário adequado ao chimpanzé Judeo, que foi mordido na mão direita por uma cascavel que invadiu sua jaula depois de sair de um parque próximo. Os oficiais alegaram que a área do primata era muito extensa e não foi possível identificar qualquer manifestação do mesmo, mas ainda assim a instituição foi acusada de “falhar ao restringir o acesso de outros animais às jaulas dos primatas”.

Apesar de ter assinado o acordo, o zoológico não admite a negligência. “Nós queríamos levar isso adiante, mas decidimos que o melhor modo era aceitar o acordo”, disse Jacob.

O porta-voz ainda afirmou que os cuidados com os dois animais eram suficientes, dizendo que Gita havia passado por uma cirurgia delicada na pata um ano antes. Ele classificou o incidente com o chimpanzé como “um acidente bizarro” e disse que “todos os esforços foram feitos para salvar a vida do animal”.

Com informações de Los Angeles Times

Você viu?

Ir para o topo