EnglishEspañolPortuguês

Mais da metade dos lares têm bicho de estimação

21 de julho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Viver em Porto Alegre (RS) é bom para cachorro. E para gato também. Uma pesquisa nacional aponta a capital gaúcha como a líder no ranking das metrópoles com maior número de lares com cães e gatos. Entre as classes A, B e C, 56% das famílias têm pelo menos um animal em casa.

(Foto: Daniel Marenco)
(Foto: Daniel Marenco)

O nível de presença canina e felina nas residências da Capital é superior à média nacional, de 44%. Além disso, os porto-alegrenses também lideram a propensão a conseguir um animal doméstico. Entre as pessoas sem animal de estimação em casa, 19% disseram que pensam em adotar um nos próximos meses.

A preferência nacional é pelo cachorro. Em Porto Alegre, eles estão em 76% dos lares que têm animais. Os gatos aparecem em 11%. Em 13% das casas, os moradores criam juntos cães e gatos. No país, os casais com filhos adultos são o tipo de família que mais tem animal doméstico (45%). O percentual é superior ao dos solteiros (21%) e ao dos idosos (14%).

Para a psicóloga Márcia Tomasi, muitas vezes um mascote é como se fosse um membro da família:

– Há casos em que o animal substitui o afeto de um parente que se foi. Nas famílias numerosas, a presença do cão ou do gato atua como agregador familiar.

Encomendada pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, a pesquisa Radar Pet entrevistou pessoas de 2,1 mil lares em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Brasília e Campinas.

Embora registrem o maior percentual de animais nos domicílios, os porto-alegrenses não se esmeram nos cuidados: 82% dos tutores só buscam atendimento quando eles apresentam doenças.

Fonte: Zero Hora

Você viu?

Ir para o topo