EnglishEspañolPortuguês

Cuiabá lança campanha de vacinação em massa para cães e gatos

20 de julho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

A Secretaria de Saúde de Cuiabá (MT)  já elaborou o plano estratégico para a Campanha Nacional de Vacinação Animal que ocorre de 1º de agosto a 03 de outubro de 2009. Em Cuiabá, existe uma população estimada de 87.403 cães e de 15.800 gatos e a orientação do Ministério da Saúde é para que sejam vacinados pelo menos 80% da população canina, (63.220 animais) e 100% da população felina. Para cumprir o calendário em tempo hábil, a equipe da Coordenação de Controle de Zoonoses (CCZ) fará primeiramente a vacinação de casa em casa e em seguida em postos fixos.

A primeira etapa da ação, que vai de 1º de agosto a 3 de setembro, compreenderá a vacinação de casa em casa. Para esta operação será mobilizada a equipe técnica do CCZ, composta por seis veterinários, quatro servidores do apoio administrativo e mais 30 técnicos de zoonoses contratados temporariamente. Eles farão a vacinação nos bairros mais populosos como Pedra 90 e Grande CPA. Serão, ao todo, 94 bairros visitados no mês de agosto em toda a cidade. Já a segunda fase da campanha ocorre nos dias 12, 19, 26 de setembro e 03 de outubro nos 91 postos fixos (centros comunitários e escolas municipais) distribuídos pelos Distritos Norte, Sul, Leste e Oeste da Capital.

Histórico – No ano de 2008, de acordo com dados do Centro de Controle de Zoonoses, foram 87.403 cães vacinados em Cuiabá e mais 15.805 gatos. A vacina não tem contra-indicação, salvo em casos de parvovirose, sinomose ou outra doença viral grave. Há seis anos, segundo Kelen Regina Machado de Siqueira, veterinária da SMS, não se verifica casos de raiva nas populações canina e felina de Cuiabá.

Caroline Sena, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, ressalta que ano passado houve vacinação o ano todo, sendo que o primeiro semestre houve a intensificação e no segundo semestre a campanha do Ministério da Saúde. Desta vez, frisa a coordenadora, será apenas um mês para imunizar aproximadamente 79 mil animais, entre cães e gatos em Cuiabá, isso trabalhando com índice mínimo do Ministério da Saúde.

“A Campanha casa a casa é sempre mais difícil, mas já temos um cronograma bem montado e teremos 30 agentes de Zoonoses para proceder a vacinação em duplas nos bairros mais populosos. Estamos otimizando o trabalho de forma que possamos fazer um distrito por semana, assim, em um mês cumpriremos a meta”, explica Kellen Regina Siqueira, responsável técnica por animais domésticos da SMS.

Fonte:  O Documento

Você viu?

Ir para o topo