EnglishEspañolPortuguês

Operação ‘Pássaro Livre’ apreende 75 aves em Alagoas

19 de julho de 2009
3 min. de leitura
A-
A+
Operação 'Pássaro Livre' fpo realizada nas feiras do Tabuleiro, Levada e da cidade de São Luis do Quitunde (Foto:PM/AL)
Operação 'Pássaro Livre' foi realizada nas feiras do Tabuleiro, Levada e da cidade de São Luis do Quitunde (Foto:PM/AL)

A operação ‘Pássaro Livre’, realizada pelo Batalhão de Polícia Ambiental, desde às 04h da madrugada deste domingo e que terminou por volta das 13h, teve como resultado a apreensão de 75 aves das mais variadas espécies em Maceió (AL) e no interior do estado. Foram realizadas batidas nas feiras livres dos bairros do Tabuleiro do Martins, Levada e da cidade de São Luís do Quitunde. Ninguém foi preso.

De acordo com o tenente Anderson Barros, que comandou a operação policial, 10 homens e duas viaturas da PM saíram de Maceió por volta das 4h desta madrugada com destino a São Luís. “Há um mês estávamos investigando quais eram os principais pontos de comércio clandestino de aves silvestres. Descobrimos que era a feira livre. Na batida, conseguimos apreender 49 aves, dentre elas, Graúna, Curió, Galo de Campina, Veludo, Garibaldi, Sibiti e Papa-Capim”, informou o oficial.

Segundo ele, outros 11 pássaros foram liberados na mata da cidade de São Luís do Quitunde.

Feiras em Maceió

A ‘Pássaro Livre’ continuou na volta da viagem. A primeira parada foi na feira livre do bairro do Tabuleiro do Martins. Lá, os militares apreenderam nove pássaros.

Já na Levada, considerada a maior área de comércio ilegal de aves silvestres, o Batalhão Ambiental conseguiu recolher 17 pássaros.

Todas as aves apreendidas foram encaminhadas para o IBAMA. “Lá elas serão cuidadas e passarão por um processo de triagem. Aquelas que tiverem em condições normais, serão devolvidas ao seu habitat natural. Já as que estiverem mais frágeis, terão que passar por um processo de readaptação”, explicou o tenente.

Homem foge com mais de 80 pássaros

Anderson Barros também informou que um homem, que ainda não foi identificado, conseguiu fugir do cerco da polícia na feira da Levada. Eles desapareceu com dois ‘viajantes’, espécie de gaiolão com vários compartimentos, onde são colocados os pássaros para comércio.

“Provavelmente ele carregava mais de 80 pássaros dentro dos ‘viajantes’, que estavam amarrados uma bicicleta. Quando avistou a polícia, o jovem tentou sair discretamente e só o avistamos quando ele já estava numa certa distância. Demos voz de prisão, mas o homem apontou a arma para os policiais e ficamos com receio de ele atirar em via pública e ferir alguém. Por isso, não atiramos em sua direção e sim, tentamos cercá-lo. Entretanto, ele conseguiu escapar, lamentavelmente”, contou.

Crime ambiental

Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécies da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida é crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei federal 9.605/98.

A pena é de detenção, que varia entre seis meses e um ano, mais pagamento de multa.

Fonte:  Gazeta Web

Você viu?

Ir para o topo