EnglishEspañolPortuguês

União Europeia não irá conter perda de biodiversidade até 2010

15 de julho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A União Europeia (UE) não vai conseguir conter a perda de biodiversidade até 2010, como era o seu objetivo. Este é o resultado da primeira avaliação ao estado de conservação das espécies e habitats europeus ameaçados, publicada esta semana pela Comissão Europeia.

Trata-se de “um fracasso que claramente reflete a falta de vontade política por parte dos Estados-membros da UE, e de reconhecimento do que a biodiversidade representa para a nossa vida e ambiente, bem como para a saúde do nosso sistema social e econômico”, critica a WWF – World Wide Fund For Nature.

Após 17 anos desde a adoção da Diretiva Europeia de Habitats, direcionada para a proteção de habitats naturais e vida selvagem na Europa, a primeira análise da Comissão Europeia mostra que 65 por cento dos habitats e 52 por cento das espécies estão em estado de conservação mau ou desfavorável, denunciando um risco crescente de perda de biodiversidade.

“A UE e os seus Estados-membros falharam no entendimento do verdadeiro valor da biodiversidade e ignoraram o seu desaparecimento gradual. Na última década, a União Europeia optou por cortes constantes nos investimentos diretos à proteção da natureza, reduzindo-o a um escasso 0,1 por cento do orçamento da UE. Cada cidadão europeu paga aproximadamente 300 euros por ano à União Europeia, sendo que somente 30 centavos deste valor são direcionados à salvaguarda do nosso patrimônio natural”, afirmou Andreas Baumüller, responsável do Gabinete de Políticas Europeias de Biodiversidade da WWF.

Fonte: Ambiente Online

Você viu?

Ir para o topo