EnglishEspañolPortuguês

Três pinguins de Magalhães aparecem no litoral baiano

8 de julho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Três pinguins de Magalhães chegaram ao litoral baiano entre 19 de junho e 4 de julho, segundo informações do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA). Os animais, que apareceram nas praias de Paripe, Morro de São Paulo e Farol da Barra, são da mesma espécie dos 1.600 pinguins que vieram para a orla da Bahia e Sergipe no ano passado. Os pinguins estão no IMA e vão se juntar a oito pinguins que não foram liberados na Operação de Soltura em 2008.

Apesar da ocorrência deste ano, Sheila Serra, coordenadora do IMA, disse que não espera uma nova ocorrência de centenas de pinguins chegando no litoral baiano. “Se isso vai acontecer não se sabe, mas a gente não está contando com isso”, diz, afirmando que a suspeita para o evento do ano passado é de que os animais tenham desviado a rota deles por conta das mudanças climáticas.

Sheila disse que os pinguins que chegaram este ano estão desidratados e desnutridos, como aconteceu em 2008. São animais jovens e que vão passar por reabilitação. Ela explica que eles só serão soltos se um grupo maior chegar às praias da cidade porque, pela inexperiência, não saberiam encontrar o caminho de retorno. Os oito pinguins que ficaram do ano passado estão com malária aviária, de acordo com ela, e infelizmente não serão soltos, pois podem contaminar outros animais.

Fonte: A Tarde

Você viu?

Ir para o topo