EnglishEspañolPortuguês

Aranha cria falsas irmãs para fugir de predadores

8 de julho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

imagem de aranha tecendo sua teia
Uma equipe de investigadores de Taiwan descobriu uma espécie de aranha que constrói réplicas dela própria com restos de insetos e sacos de ovos, de forma a distrair os seus predadores. A Cyclosa mulmeinensis pode ajudar a explicar por que é que muitas outras espécies de aracnídeos ornamentam as suas teias, apesar de nem todas serem bem-sucedidas ao evitar tornarem-se presas.

Os biólogos Ling Tseng e I-Min Tso, da Universidade de Tunghai, em Taichung, começaram por estudar a Cyclosa confusa. Recorrendo a uma câmara de vídeo, contabilizaram o número de vezes que as vespas atacavam as aranhas que tinham teias “decoradas” e as que não tinham nada. “Achávamos que as aranhas com essas decorações deviam receber menos picadas, porque as aranhas estariam camufladas”, explicou Tso à BBC. “Para nossa surpresa, elas recebiam mais ataques do que as que estavam em teias limpas”.

Em vez de atuar como camuflagem, os restos de lixo chamavam mais a atenção. Os investigadores não ficaram satisfeitos e resolveram por isso observar a Cyclosa mulmeinensis, que construía engodos do mesmo tamanho, forma e cor que o seu corpo, escreveram na Animal Behaviour.

E as conclusões foram diferentes: “Os nossos resultados mostram que esta vulnerável aranha se protege dos ataques dos predadores construindo um engodo, que aumenta a visibilidade da teia”, indicam os biólogos. “Quando tanto a aranha como estas decorações estão presentes na mesma teia, assemelham-se a um fio de objetos ovais idênticos perante os predadores”, referiram.

“Não conheço nenhum outro animal que constrói uma réplica dele mesmo. O nosso estudo parece o primeiro a mostrar empiricamente a função destes engodos feitos pelos animais”, indicou Tso, citado pela BBC. “As decorações construídas pelas aranhas da espécie Cyclosa funcionam como um mecanismo antipredação, em vez de uma forma de camuflagem. O benefício de escapar com sucesso dos ataques de predadores parece ser superior ao custo de aumentar a detecção da teia”, acrescentam os biólogos.

Muitos animais limitam-se a usar a camuflagem para escapar, imitando o ambiente que os rodeia para conseguirem sobreviver. Estas aranhas vão mais longe e, segundo a BBC, podem ser as primeiras a criar duplos para o fazer.

Mas, segundo os biólogos, nem todas as “decorações” nas teias de aranha têm como objetivo afastar os predadores. “Penso que a sua função poderá diferir de espécie para espécie. Diferentes aranhas decoram diferentes teias por diferentes razões”, referiu o cientista. Assim, há aranhas que decoram a teia para a tornar mais resistente, para alertar os predadores, para impedir que outros animais as destruam ou simplesmente para atrair as suas presas.

(Com informações do DN Ciência)

Você viu?

Ir para o topo